METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DE EAD: SERÃO 10 ANOS SEM MUDANÇAS?

Autores/as

  • Thaís Lari Braga Cilli CEETEPS, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CPS
  • Fábio Gomes da Silva CEETEPS, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CPS

Palabras clave:

EaD, Design Instrucional, Virtual

Resumen

Vincular metodologias ativas com tecnologia ou internet é algo frequente. Mesmo cientes de que não há obrigatoriedade nisso, o fato é que recursos digitais podem vir a auxiliar ou até mesmo a viabilizar uma metodologia ativa. Por este motivo, foi resgatada uma coleta de dados de 2013 sobre os recursos de EaD (Educação a distância) para entender alguns problemas que eram encontrados nesta modalidade e que passados aproximadamente dez anos da primeira pesquisa, continuam atuais. Foi mapeado em linhas gerais a trajetória da EaD, os principais recursos utilizados e demonstrado como solução para resgatar o caráter inovador do ensino não-presencial a aplicação da visão de um designer instrucional, auxiliando desta forma o professor que busca utilizar recursos digitais para
metodologias ativas. Tentando encontrar soluções para as principais queixas dos participantes, foi elaborada uma lista de recursos as quais possuem um pouco desta visão de designer instrucional e podem ser utilizadas na elaboração de um material didático visualmente qualificado e interessante, condizente com o material gerado pelo professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Cilli, T. L. B., & Silva, F. G. da. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DE EAD: SERÃO 10 ANOS SEM MUDANÇAS?. Fórum e etodologias tivas, 4(1), 147–161. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/140