APRENDIZAGEM POR PROJETO NO ENSINO SUPERIOR: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NA PRODUÇÃO DE PEQUENOS OBJETOS

Autores

  • Ana Lúcia Piedade Sodero Martins Pincelli Fatec Capão Bonito

Palavras-chave:

metodologias ativas, projeto pedagógico, reutilização, sustentabilidade socioambiental

Resumo

O presente estudo aborda a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino superior, notadamente a metodologia Aprendizado Baseado em Projetos (PBL ou ABP), que busca um ensino integrado dos conteúdos com as diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas. Apresenta-se a experiência desenvolvida na Fatec Capão Bonito, por meio da disciplina de Química da Madeira, oferecida no 4° semestre, ao incentivar os alunos a refletir, a pesquisar, a questionar, a analisar e a reelaborar o conhecimento existente. Assim, objetivou-se a concepção de Pequenos Objetos de Madeira (POM) com o enfoque de aproveitar resíduos lignocelulósicos, provenientes de processos industriais. Conclui-se que a ABP foi aceita pelos alunos aguçando sua criatividade no desenvolvimento metodológico desde a elaboração do projeto do produto até o processo produtivo, agregando valor e cooperando na preservação ambiental. 

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Publicado

20-07-2018

Como Citar

Pincelli, A. L. P. S. M. (2018). APRENDIZAGEM POR PROJETO NO ENSINO SUPERIOR: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NA PRODUÇÃO DE PEQUENOS OBJETOS . Fórum e etodologias tivas, 3(1), 82–89. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/14