CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETOS NA ETEC DE ILHA SOLTEIRA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • João Antonio da Silva ETEC de Ilha Solteira

Palavras-chave:

aprendizagem e compartilhamento, concepções freireana no ensino, formação técnica e humana

Resumo

O trabalho apresenta uma pesquisa narrativa, no processo de construção de Projetos do curso Técnico em Mecânica na Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira. Um dos pontos do trabalho é a relação da formação e a prática docente a partir das concepções freireanas, assim abordando experiências e vivências em tal processo. A abordagem em questão tem como base a interação entre formação profissional e humana dos alunos, pois ela possibilita uma compreensão melhor do mundo do trabalho e de ambientes que atenda demandas sociais e de melhoria de aprendizagens. As metodologias, a interdisciplinaridade e a contextualização da disciplina e do curso, são temas que serão levantados pelos professores envolvidos na pesquisa. Projetos abordam trabalhos em equipe sobre as temáticas: sociais; ambientais; e industriais, além de mobilizar conhecimentos das áreas de gerenciamento e de práticas de pesquisa. A importância desta aprendizagem é que oportuniza aos alunos a solucionar problemas de aprendizagem relativos desde medições, controle de peças, manuseio de ferramentas até incentivar o aluno a pesquisar o que ele pode fazer para a comunidade ou para melhorar os processos no seu trabalho. Contextualizando aplicação dos projetos e sua importância para o curso aplicamos a pesquisa como forma de construir valores que serão compartilhados pelos atores, professores e alunos envolvidos. A nossa preocupação foi criar um ambiente e desenvolver processos pedagógicos que envolvem pesquisas, levantamento das necessidades da escola e do entorno e elaboração de soluções que agregam na aprendizagem dos alunos e nos métodos de ensino dos professores do curso. Assim, nesta pesquisa, valorizamos a experiência docente, seja do ponto de vista pedagógico, ou do que agrega para a escola e a suas contribuições com a sociedade, pois este tipo de experiência prática e teórica sempre foram desafios nos estudos e pesquisa realizada por professores que buscam esta interação como forma de inserir os alunos no processo formativo e cumprir uma função extensionista, reforçando para o entorno que a escola é um ambiente que deve ser considerada nas diversas formas do crescimento humano: social, político, tecnológico e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Silva, J. A. da. (2023). CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETOS NA ETEC DE ILHA SOLTEIRA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA FREIREANA . Fórum e etodologias tivas, 4(1), 086–098. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/136