APRENDIZAGEM COM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS PARA APRIMORAMENTO DISCENTE NA INJUÇÃO SOCIOPROFISSIONAL
Palavras-chave:
metodologia ativa, conhecimento, competências, time de trabalho, sociabilidadeResumo
A metodologia ativa, conceitualmente, coloca os discentes no papel principal para a construção do conhecimento. Saber criar, desenvolver e implementar junto aos clientes se completa com a operacionalização e entendimento de suas dores. O objetivo deste relato, visa entre aos vários benefícios da metodologia ativa, a aprendizagem baseada em problemas que se tornam projetos e permite que os alunos em time, trabalhem na solução final. O método utilizado contou com uma revisão bibliométrica e abordagens dos diferentes canais de aprendizagem dos alunos. O resultado demonstrou que com um planejamento e atualização dos recursos, é possível ensinar, como por exemplo, os conceitos teóricos na prática. Conclui-se que aprender fazendo estimula e prepara os alunos, além de validar o conhecimento tecnológico e balancear as competências técnicas e comportamentais, como por exemplo, desenvolver a sociabilidade e a comunicação para ser aceito pelo seu futuro time de trabalho.