SISTEMA PARA MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES E CORRELAÇÃO COM A ÁREA FOLIAR DE ESPÉCIES VEGETAIS

Authors

  • Evandro Cleber da Silva FATEC São José do Rio Preto
  • João Vitor Cirelli FATEC São José do Rio Preto

Keywords:

Sistemas inteligentes, Visão computacional, Fotossíntese, Respiração, Área foliar

Abstract

: O desenvolvimento eficiente de espécies vegetais depende de diversos fatores, como umidade do solo, condições de luminosidade e temperatura a que estão expostas. Este estudo investigará a interação entre esses fatores — em especial, o nível de hidratação, a exposição solar e a variação térmica — para verificar seu impacto na eficiência fotossintética e na respiração de espécies vegetais. Esses fenômenos serão analisados através da medição da concentração dos gases O₂ e CO₂, intimamente ligados aos processos mencionados. Para isso, propomos a construção de um sistema automatizado utilizando sensores e atuadores que irão medir e registrar a concentração de gases, além de empregar técnicas de visão computacional para calcular as dimensões da área foliar das plantas em um ambiente controlado. A partir dos dados coletados, serão aplicadas técnicas estatísticas com o objetivo de identificar correlações significativas entre a área foliar das plantas e a produção de oxigênio ou dióxido de carbono, utilizando-se também modelagem por regressão para descrever as variações observadas. As descobertas podem oferecer insights valiosos para a seleção de espécies em projetos de reflorestamento e agricultura sustentável, sugerindo combinações ideais de fatores ambientais que possam compensar eventuais limitações morfológicas das plantas.

References

BARBOSA, Bernardo Bucher B.; SILVA, Júlio César. Interação Humano-Computador usando Visão Computacional. Revista Eletrônica TECCEN, v. 2, n. 1, p. 09-16, 2009.

BELTRÃO, NE de M.; FIDELIS FILHO, José; DE OLIVEIRA, Maria Isaura Pereira. Estimativa da respiração de uma comunidade de plantas, via valores primários (área foliar e fitomassa). 2008. Embrapa. Circular Técnica 122. Campina Grande, PB.

CALBO, A. G.; HENZ, G. P. Métodos para medir a respiração de frutas e hortaliças. 2007. Embrapa Hortaliças, (Embrapa Hortaliças. Comunicado Técnico 47), Brasília, DF.

COSTA, Cainã L.; OLIVEIRA, Letícia; MÓTA, LS Michele. Internet das coisas (IOT): um estudo exploratório em agronegócios Internet of Things (IOT): na exploratory study in agribusiness. VI Simpósio da Cienc. do Agronegócio, 2018.

CROTTI, Yuri et al. Impacto da utilização das novas tecnologias da informação e comunicação na qualidade de frutas conservadas em atmosfera controlada. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC.

FONSECA, Adriel Ferreira da et al. MÉTODO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO RADICULAR DA CULTURA DA SOJA. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR.

MARENGONI, Maurício; STRINGHINI, Stringhini. Tutorial: Introdução à visão computacional usando opencv. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 16, n. 1, p. 125-160, 2009.

SOUZA, Daisy Celestina. Respiração Foliar Diurna e Noturna em Árvores da Amazônia Central. 2020. Dissertação de Mestrado. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Manaus, AM.

TRIBUZY, E. S. Variações da temperatura foliar e do dossel e o seu efeito na taxa assimilatória de CO2 na Amazônia Central. 2005. 84 f. 2005. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ecologia de Agroecossistemas) - Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP.

Published

2024-12-16

How to Cite

Silva, E. C. da, & Cirelli, J. V. (2024). SISTEMA PARA MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES E CORRELAÇÃO COM A ÁREA FOLIAR DE ESPÉCIES VEGETAIS. Simpósio nterAgro, 1(1), 122–127. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/interagro/article/view/457

Issue

Section

II Simpósio InterAgro