Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Diretrizes para autores

Acesso ao edital aqui

Serão aceitos resumos expandidos referentes a:

  • Relatos (de caso, de experiência);
  • Artigos (ensaios laboratoriais ou experimentais);
  • Revisões de literatura (narrativas, sistemáticas, integrativas);
  • Projetos em andamento.

Trabalhos originais ou relatos de caso deverão impreterivelmente respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Ressalta-se que os autores deverão informar explicitamente na metodologia o número do parecer de aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP) ou Comité de Ética na Utilização de Animais (CEUA). Demais casos serão avaliados pela comissão.

Os trabalhos devem estar enquadrados em uma das seguintes áreas temáticas:

  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Gestão de pessoas e segurança do trabalho no agronegócio;
  • Ensino e aprendizagem;
  • Gestão e negócios;
  • Inovações tecnológicas e novos mercados no agronegócio;
  • Produção animal, vegetal e correlatos;
  • Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Comercialização, marketing e ações empreendedoras no agronegócio;
  • Economia e políticas públicas no agronegócio;
  • Gestão de logística e cadeia de suprimentos no agronegócio;
  • Gestão da qualidade de processos e de produtos do agronegócio

Condições para submissão

Para a submissão dos Resumos Expandidos, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O autor responsável pela publicação deve realizar o cadastro e preenchê-lo corretamente com as informações de todos os autores e do trabalho que será submetido;
  • Originalidade do trabalho;
  • O texto ser escrito em português;
  • O trabalho deve estar de acordo com o template dos Anais;
  • A submissão será indeferida caso constem imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como pessoas ou nomes, pois esta prática não é condizente à LGPD.

A submissão, avaliação, publicação e acesso é totalmente gratuito.

O autor responsável pela publicação deve realizar o cadastro e preenchê-lo corretamente com as informações de todos os autores e do trabalho que será submetido;

Para a edição de 2023, o prazo para submissão será encerrado em 29/09/2023.

Enquadrar o trabalho no template dos Anais.

Formatação do artigo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato .DOCX
  • Enquadrar o trabalho no template dos Anais, aqui.

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

Idioma

  • Português

Estrutura Geral do Resumo Expandido

  • Até 6 páginas, considerando do título até o final das referências.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas.

TÍTULO

As letras devem estar sempre em LETRAS MAIÚSCULAS, com alinhamento centralizado.

AUTOR(ES)

Em cada linha colocar os seguintes itens: Nome do autor (sem titulação, como Prof., Dr, Me. etc.), E-mail do autor, Instituição de afiliação do autor (cidade e país). Se houver mais de um autor, deverá ser citado em ordem alfabética. Alinhamento centralizado.

RESUMO

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter no máximo de 250 caracteres com espaço.

PALAVRAS-CHAVE

Alinhadas à esquerda, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, dispostas em sequência, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

INTRODUÇÃO

Deve conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. Citações utilizando normas ABNT. Alinhamento justificado.

METODOLOGIA

Deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 500 (quinhentas) palavras. Citações utilizando normas ABNT. Alinhamento justificado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO OU RESULTADOS ESPERADOS

Inserir os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Não há um limite máximo de palavras para essa seção, com o objetivo de permitir maior flexibilidade ao(s) autor(es), desde que não seja excedido o limite de seis laudas no total do trabalho. Citações utilizando normas ABNT. Alinhamento justificado.

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devem ser elaboradas com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras. Citações utilizando normas ABNT. Alinhamento justificado.

AGRADECIMENTOS

Os autores que desejam reconhecer assistência, incentivo de colegas, trabalho especial de equipe técnica ou apoio financeiro das organizações, devem fazê-lo após a última sessão do documento. Alinhamento à esquerda.

REFERÊNCIAS

Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto. As referências devem estar em ordem alfabética por nome do autor. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Não adicionar linhas em branco entre as referências. Alinhamento justificado.

Demais configurações

  • Subtítulos: inicia-se com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.
  • O Apêndice é opcional.  Quando houver, deve vir após as referências em nova página.
  • Anexos (quando houver) devem estar após as referências e Apêndice(s) em nova página.

Citações

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.
  • Em caso de dúvida, consulte o capítulo 4, página 47, do documento Diretrizes para Apresentação da USP, disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/2006

Formatação de Elementos Visuais

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
    • Figura: intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e Printscreen. Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word. Não colocar imagem lado a lado. Se houver mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.
    • Tabelas: As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos. Não utilizar cores de fundo. As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos. Times New Roman, 10.

    • Quadros: similar à tabela, porém pode conter também texto. Não utilizar cores de fundo. Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto. o texto: Times New Roman, tamanho 10, justificado à esquerda em todas as células.

  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS. SOMENTE OS QUADROS RECEBEM LINHA DE TABELA COM FECHAMENTO.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.

Todo elemento deve possuir:

  • Título: na parte superior do elemento. Os elementos visuais devem ser identificados numericamente sequencial; Ex. Figura 1, Figura 2; Tabela 1; Tabela 2; Quadro 1, Quadro 2. Após o identificador deve conter o título do elemento visual em Times New Roman, tamanho 10, centralizado.
  • Legenda: opcional, deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escritas abaixo deles. Fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado.
  • Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelos autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelos autor(es)”.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Apresentação de trabalhos

Enquadrar o trabalho aprovado que será apresentado utilizando este template do banner.

Código de Ética

Deveres da Comissão:

São responsáveis por toda e qualquer publicação do periódico, cabendo-lhes, portanto:

  1. analisar todos os artigos recebidos, sendo de sua responsabilidade a rejeição ou a aceitação dos artigos, com base nos pareceres;
  2. garantir os padrões de qualidade desejados, obedecendo aos objetivos do periódico e às suas respectivas seções;
  3. evitar más práticas e comportamento antiético, especialmente de plágio e informação fraudulenta;
  4. selecionar os avaliadores/pareceristas de forma adequada, considerando a afinidade temática com os artigos e a produção e respeitabilidade dos acadêmicos avaliadores/pareceristas no meio acadêmico-científico;
  5. garantir que a avaliação dos artigos será feita por pares, de forma a garantir a qualidade da publicação científica, justificando qualquer importante desvio em relação ao processo de avaliação;
  6. preservar permanentemente o anonimato dos avaliadores/pareceristas, bem como o anonimato dos autores dos artigos em análise;
  7. avaliar os manuscritos submetidos com base unicamente na sua importância, originalidade, clareza e relevância do estudo para o campo científico, sem considerar a raça, o sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política e/ou ideológica dos autores;
  8. evitar que seja divulgada qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais;
  9. tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado;
  10. recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos;
  11. garantir que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com diretrizes éticas internacionalmente aceitas, reservando-se o direito de pedir orientação ao Comitê Científico nomeado nesta revista, caso haja necessidade;
  12. tomar todas as medidas necessárias em caso de suspeita de falta de ética. Este dever estende-se a trabalhos publicados e não publicados;
  13. todas as tentativas necessárias devem ser realizadas para a obtenção de uma resolução para o problema; em todo caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações;
  14. informar ou notificar o autor ou revisor onde lhe parecer que houve qualquer mal-entendido ou má aplicação de padrões aceitáveis;
  15. decidir pela retratação ou retirada formal de publicação da revista.

Deveres dos Avaliadores:

  1. auxiliar o autor na melhoria do artigo;
  2. notificar imediatamente a comissão caso não se sinta qualificado para analisar o artigo ou quando julgar que a leitura imediata do trabalho será impossível;
  3. tratar os trabalhos recebidos para análise como documentos confidenciais, sendo vedada a exposição dos manuscritos à apreciação de terceiros;
  4. considerar a relevância, correção, originalidade, atualidade das discussões e referências, adequação ao campo de conhecimento, o rigor metodológico e padrões de qualidade da publicação;
  5. preencher todos os itens do formulário de avaliação recebido concomitantemente com o artigo a ser avaliado;
  6. manter em sigilo informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos;
  7. conduzir os pareceres de forma objetiva, expressando seus pontos de vista de maneira clara, apoiados em argumentos;
  8. recusar artigos em caso de identificação de plágio;
  9. recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres dos Autores:

  1. devem ser pesquisadores acadêmicos, engajados em um trabalho sério e sistemático em seus campos e subcampos específicos;
  2. declarar, quando da submissão do artigo, que o seu conteúdo é original, que não foi publicado ou submetido a qualquer outra publicação, em qualquer idioma;
  3. identificar instituições e agências que apoiaram a pesquisa financeiramente (se for o caso);
  4. apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado;
  5. o artigo deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam compreender o trabalho;
  6. citar o devido crédito dos autores das obras e/ou trabalhos referenciados;
  7. o autor principal deve garantir que todos os coautores estejam incluídos no artigo; também deve certificar-se de que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. Pessoas que tiveram participação no projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores ao final do texto e devem autorizar a citação de seus nomes.

I Simpósio InterAgro

Os resumos aprovados serão publicados nos Anais conforme edital vigente.

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