PROJETO FRUTA FEIA: ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
Keywords:
Frutas, Agroindustrialização, SustentabilidadeAbstract
A agroindústria simboliza um importante elemento de apoio e dinamização da economia, agregando valor ao produto, gerando emprego e renda, evitando deterioração da qualidade, ampliando mercados e realizando melhor aproveitamento da safra, ou seja, diminuindo perdas. Para a região onde está inserida a Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, predominantemente composta por pequenos produtores familiares, sendo a produção de frutas a base da agricultura local, a comercialização destes produtos é um dos principais entraves nas atividades destes produtores, o que leva muitas vezes, no caso das frutas ao desperdício nas propriedades rurais. Desta forma, cabe a Escola Técnica de Jales, tendo como um dos papéis a promoção do desenvolvimento e qualidade de vida da região a qual está inserida, tentar minimizar os problemas enfrentados pelos produtores rurais como também da própria unidade escolar ao realizar o processamento e agregação de valor às frutas produzidas. O objetivo do projeto foi promover o aproveitamento de forma mais sustentável de frutas que são produzidas pela escola e produtores regionais, fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos e contribuir com a cooperativa-escola. O projeto foi realizado em duas vertentes, sendo a primeira o monitoramento avaliação e aquisição de matérias-primas (frutas), junto a produtores rurais e na própria Etec de Jales e a segunda vertente o aproveitamento e processamento das frutas para produção de polpas, doces e geleias. Foi desenvolvido na Etec de Jales durante 5,0 horas semanais em horários não letivos do grupo de alunos que colaboraram voluntariamente com o projeto. Com o desenvolvimento do projeto houve uma parceria/interação com diversos produtores rurais com intuito de aproveitar as frutas que não apresentavam mais valor comercial de mercado. Através desta interação, os alunos envolvidos no projeto puderam aprender e praticar todos os procedimentos realizados na produção de polpas, geleias, doces e compotas de frutas como goiaba, maracujá, morango, acerola e caju, sendo comercializadas através da cooperativa escola com valores agregados ao produto.
References
CHAMOUN, R. Ideias de Negócio: Como montar uma fábrica de polpa de frutas. SEBRAE. 73 p. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias /Como-montar-uma-f%- C3%A1bricade-polpa-de-frutas. Acesso em: 26 set. 2024.
EVANGELISTA, R.M.; VIEITES, R.L. Avaliação da Qualidade de Polpa de Goiaba Congelada, Comercializada na Cidade de São Paulo. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 2006.
SANTOS, J. A. N (et al). A agroindústria de alimentos de frutas e hortaliças no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB: desempenho recente e possibilidades de políticas Banco do Nordeste do Brasil: Fortaleza, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simpósio InterAgro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.