ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Autores/as

  • Edson Suzuki ETEC Orlando Quagliato
  • André Salandin ETEC Orlando Quagliato
  • Francis Pegorer Godoi ETEC Orlando Quagliato

Palabras clave:

técnico, agropecuária, feminino, educação

Resumen

A participação de alunas nos cursos técnicos em agropecuária vem aumentando acompanhando a maior participação das mulheres no agronegócio, principalmente nas atividades administrativas e tomadas de decisão. Diante do histórico preconceito contra as mulheres no meio rural com as atividades práticas o objetivo deste trabalho foi avaliar através de questionários aplicados anonimamente via grupos de alunos pelo WhatsApp, e posteriormente, em entrevista com garotas representantes de cada sala e ano letivo. Esta unidade apresentou 20% de alunos que sofreram preconceito ou discriminação, sendo que entre as garotas a ocorrência aumenta para 25%; o ato discriminatório ocorre em 76% das vezes entre os colegas de escola, entre os meninos 52% relatam que o motivo foi falta de experiência e entre as meninas 28% relatam a falta de força e 24% a discriminação por gênero, que são motivos relacionados. Estes resultados revelam que nesta unidade escolar ocorre discriminação e preconceito durante as atividades práticas das aulas técnicas, independente do gênero, sendo maior no gênero feminino. Estas atitudes prejudicam a formação técnica dos futuros profissionais, e diante destes resultados ações de inclusão e empatia poderiam ser adotadas nas instituições de ensinos técnicos agropecuários.

 

Citas

AGROLIGADAS. Elas fazendo história, 2021. Em: https://agroligadas.com.br/pesquisa/, acessado em: 17 de novembro de 2022.

CAMPAGNOLO, Ana. Feminismo: Perversão e subversão. Editora: Vide Editorial. 2019.

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA (CEPEA). Mulheres no Agronegócio. Piracicaba, v. 1, Novembro 2018.

EMATER-RS. Perfil das mulheres rurais do RS. Em: https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/202203/08160438-perfil-das-mulheres-rurais-04-03.pdf. Acessado em: 17 de novembro de 2022.

GIORGINO, Mônica. Desmistificando a mão-de-obra. Hortifruti Brasil, jan-fev 2008. Em: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista/acessar/capa/desmistificando-a-mao-de-obra-feminina.aspx. Acessado em 17 de novembro de 2022.

IBGE. Censo Agropecuário 2006. Em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/51/agro_2006.pdf. Acessado em: 17 de novembro de 2022.

IBGE. Censo Agropecuário 2017, resultados definitivos/gênero. Em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/genero.pdf. Acessado em 17 de novembro de 2022.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Suzuki, E., Salandin, A., & Godoi, F. P. (2023). ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. Simpósio nterAgro, 1(1), 11–15. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/interagro/article/view/193

Número

Sección

I Simpósio InterAgro