Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

FORMATAÇÃO DO TRABALHO 

IMPORTANTE

A avaliação é realizada às cegas, portanto, ao submeter o seu artigo, NÃO INCLUIR o nome do/a(s) autor(es)/(as) e suas filiações.

O artigo que não atender integralmente às normas abaixo será rejeitado previamente (desk reject) e não seguirá para a etapa de avaliação por pareceristas. Não serão aceitos trabalhos que estejam em desacordo com as normas.

 

Formato do Arquivo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato.DOCX

 

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

Idioma

  • Língua preferencial: português
  • Outras línguas aceitas: inglês, espanhol, francês ou italiano.

 

Formato do texto

  • Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5
  • Espaçamento entre as referências: 1,0

 

ESTRUTURA DO TRABALHO / RELATO

Título

  • No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
  • Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
  • Finalizar com uma linha em branco.

 

Autor(es)

  • NÃO inclua os nomes dos autores na submissão inicial (avaliação às cegas)
  • Após aprovação, enviar o trabalho final com:
  • nome do autor sem titulação, iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome em maiúsculas.
  • E-mail institucional, preferencialmente
  • Instituição, cidade, estado e país

Se houver mais de um autor, deverá ser inserido em ordem alfabética.

Observação: no ato da submissão do artigo, deverão ser cadastrados TODOS os autores.

 

RESUMO

Se o trabalho estiver em português, não é necessário incluir resumo.

Se o texto estiver em outra língua (inglês, espanhol, francês ou italiano), o resumo em português é obrigatório.

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.

“Palavras-chave” devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

 

CORPO DO TEXTO

Apresentação do estudo/trabalho/projeto (1 a 2 parágrafos)

  • Apresente brevemente o tema, situando o leitor no contexto da proposta. Descreva a contextualização, os objetivos e a justificativa do estudo, trabalho ou projeto, destacando sua relevância e contribuição para a área de conhecimento.

Descrição e/ou desenvolvimento do estudo/trabalho/projeto (3 a 4 parágrafos)

  • Explique de forma clara a metodologia adotada (por exemplo, ensino baseado em projetos, estudo de caso, pesquisa-ação, entre outros).
  • Informe os instrumentos utilizados para coleta e análise de dados ou informações, como depoimentos dos participantes, registros visuais, entrevistas, portfólios, questionários, diários de campo, entre outros.
  • Descreva também as etapas de desenvolvimento, as atividades realizadas e os resultados (parciais)

Impactos locais obtidos (2 a 3 parágrafos)

  • Analise e descreva os efeitos e contribuições concretas do estudo, trabalho ou projeto no contexto em que foi desenvolvido.
  • Mencione benefícios para a comunidade, instituição, alunos, professores ou público-alvo, ressaltando os impactos sociais, educacionais, culturais ou científicos.

Considerações finais e recomendações (1 a 2 parágrafos)

  • Apresente uma síntese dos resultados alcançados e das aprendizagens obtidas durante o processo.
  • Inclua recomendações ou perspectivas futuras, indicando possibilidades de continuidade, ampliação ou replicação da experiência.

Referências

  • Liste as fontes consultadas conforme as normas de formatação específicas para cada modalidade (relatos, projetos, comunicações orais, apostilas, feiras) (ver abaixo Referências).

 

TÍTULOS e SUBTÍTULOS

Títulos: não devem ter numeração e devem estar em letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito.

Subtítulos: primeira letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.

 

APÊNDICE e ANEXOS

Apêndice:  é opcional, quando houver, deve vir após as referências em nova página.

Anexos:  quando houver devem estar após referências e apêndice(s) em nova página.

CITAÇÕES

As citações devem seguir as Normas ABNT no sistema Autor-ano.

 

REFERÊNCIAS

  • Em ordem alfabética crescente.
  • É vedado o uso de nota de rodapé para referências.
  • Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
  • Não adicionar linha em branco entre as referências.

 

Relato de experiência (publicação em anais ou revistas):

PERES, M. S.; SOUSA, P. Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas no ensino de língua. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 10, n. 5, p. 40–68, 2025.

 

Projetos (projetos de extensão, pesquisa ou ensino)

SILVA, C. M. Projeto de extensão “Teatro Vivo”: incentivo à cultura em comunidades carentes. Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. Projeto de extensão.

 

Comunicações orais, trabalhos ou projetos (apresentadas em eventos científicos: feiras científicas ou tecnológicas)

FERREIRA, L.R. Ensino híbrido e aprendizagem ativa na educação profissional. In: Congresso Brasileiro de Educação Tecnológica, 5., 2024, Curitiba. Anais UTFPR, 2024. p. 120–128.

LARA, C. Desempenho animal e sua reprodução assistida. In: Feira Paulista de Ciência e Tecnologia, 20., Campinas: UNICAMP, 2024.

 

Apostilas, manuais ou materiais didáticos

OLIVEIRA, T. S. Introdução à Inteligência Artificial. São Paulo: Centro Paula Souza, 2025. Apostila.

 

Livro:

BERBER SARDINHA, T.; FITZSIMMONS-DOOLAN, S. Lexical Multidimensional Analysis: Identifying Discourses and Ideologies. Cambridge Elements, Corpus Linguistics Series. Cambridge University Press, 2025.

Capítulo de livro:

DUTRA, D.P.; BERBER-SARDINHA, T. The role of Corpus Linguistics and EAD. In SARMENTO, S.; REBECHI, R.; MATTE, M.L. (org.) English for Academic Purposes: Reflections, Descriptions & Pedagogy. Porto Alegre, RS: Zouk, 2024. 

 

Artigo em periódico:

SUCCI JUNIOR, O. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, v. 14, p. 126-140, 2020.

  

Obra disponibilizada eletronicamente:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 10 out 2025.

 

FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.
  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
  • Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.

Todo elemento deve possuir:

  • Título: na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10; espaçamento simples;
  • Legenda: deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples,
  • Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data: Fonte de texto: Times New Roman, 10, ex. Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano.

Figuras

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt  e  printscreen.

  • As figuras devem estar no formato JPG.
  • Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;
  • Imagens não devem ser colocadas lado a lado. No caso de mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes, etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelo(s) autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano”. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples

 

Tabelas

  • As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
  • A construção de tabelas deve ser elaborada considerando os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10.
  • Não deve ter cores de fundo.
  • As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.

 Quadros

  • Similar à tabela, porém pode conter também texto.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células

 

 NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Para baixar as diretrizes de submissão clique aqui.

Antes de submeter seu trabalho, verifique se:

●       Mencionou e inseriu apenas dados reais, não fabricados
●       Incluiu ideias originais
●       Declarou não ter quaisquer conflitos de interesse
●       Submeteu a apenas um periódico por vez

Evitar:

●       Fabricação: inventar dados de pesquisa
●       Falsificação: manipulação de dados de pesquisa existentes
●       Plágio: usar trabalho prévio e apresentá-lo como próprio
●       Autoplágio: reutilizar, integralmente ou em parte, um trabalho próprio já publicado ou submetido anteriormente sem informar que aquele conteúdo não é inédito.

(tradução de fonte: Elsevier Researcher Academy: https://www.elsevier.com/researcher/author/submit-your-paper acessado em outubro 2025)

 

Os autores em potencial devem cuidadosamente revisar e atender aos padrões acadêmicos e éticos do Catálogo de Práticas Docentes. Manuscritos que não atendam a esses critérios não serão encaminhados para avaliação.

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