Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO DO TRABALHO 

IMPORTANTE

A avaliação é realizada às cegas, portanto, ao submeter o seu artigo, NÃO INCLUIR o nome do/a(s) autor(es)/(as) e suas filiações.

O artigo que não atender integralmente às normas abaixo será rejeitado previamente (desk reject) e não seguirá para a etapa de avaliação por pareceristas. Não serão aceitos trabalhos que estejam em desacordo com as normas.

 

Formato do Arquivo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato.DOCX

 

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

Idioma

  • Língua preferencial: português
  • Outras línguas aceitas: inglês, espanhol, francês ou italiano.

 

Formato do texto

  • Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5
  • Espaçamento entre as referências: 1,0

 

ESTRUTURA DO TRABALHO / RELATO

Título

  • No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
  • Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
  • Finalizar com uma linha em branco.

 

Autor(es)

  • NÃO inclua os nomes dos autores na submissão inicial (avaliação às cegas)
  • Após aprovação, enviar o trabalho final com:
  • nome do autor sem titulação, iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome em maiúsculas.
  • E-mail institucional, preferencialmente
  • Instituição, cidade, estado e país

Se houver mais de um autor, deverá ser inserido em ordem alfabética.

Observação: no ato da submissão do artigo, deverão ser cadastrados TODOS os autores.

 

RESUMO

Se o trabalho estiver em português, não é necessário incluir resumo.

Se o texto estiver em outra língua (inglês, espanhol, francês ou italiano), o resumo em português é obrigatório.

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.

“Palavras-chave” devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

 

CORPO DO TEXTO

Apresentação do estudo/trabalho/projeto (1 a 2 parágrafos)

  • Apresente brevemente o tema, situando o leitor no contexto da proposta. Descreva a contextualização, os objetivos e a justificativa do estudo, trabalho ou projeto, destacando sua relevância e contribuição para a área de conhecimento.

Descrição e/ou desenvolvimento do estudo/trabalho/projeto (3 a 4 parágrafos)

  • Explique de forma clara a metodologia adotada (por exemplo, ensino baseado em projetos, estudo de caso, pesquisa-ação, entre outros).
  • Informe os instrumentos utilizados para coleta e análise de dados ou informações, como depoimentos dos participantes, registros visuais, entrevistas, portfólios, questionários, diários de campo, entre outros.
  • Descreva também as etapas de desenvolvimento, as atividades realizadas e os resultados (parciais)

Impactos locais obtidos (2 a 3 parágrafos)

  • Analise e descreva os efeitos e contribuições concretas do estudo, trabalho ou projeto no contexto em que foi desenvolvido.
  • Mencione benefícios para a comunidade, instituição, alunos, professores ou público-alvo, ressaltando os impactos sociais, educacionais, culturais ou científicos.

Considerações finais e recomendações (1 a 2 parágrafos)

  • Apresente uma síntese dos resultados alcançados e das aprendizagens obtidas durante o processo.
  • Inclua recomendações ou perspectivas futuras, indicando possibilidades de continuidade, ampliação ou replicação da experiência.

Referências

  • Liste as fontes consultadas conforme as normas de formatação específicas para cada modalidade (relatos, projetos, comunicações orais, apostilas, feiras) (ver abaixo Referências).

 

TÍTULOS e SUBTÍTULOS

Títulos: não devem ter numeração e devem estar em letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito.

Subtítulos: primeira letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.

 

APÊNDICE e ANEXOS

Apêndice:  é opcional, quando houver, deve vir após as referências em nova página.

Anexos:  quando houver devem estar após referências e apêndice(s) em nova página.

CITAÇÕES

As citações devem seguir as Normas ABNT no sistema Autor-ano.

 

REFERÊNCIAS

  • Em ordem alfabética crescente.
  • É vedado o uso de nota de rodapé para referências.
  • Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
  • Não adicionar linha em branco entre as referências.

 

Relato de experiência (publicação em anais ou revistas):

PERES, M. S.; SOUSA, P. Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas no ensino de língua. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 10, n. 5, p. 40–68, 2025.

 

Projetos (projetos de extensão, pesquisa ou ensino)

SILVA, C. M. Projeto de extensão “Teatro Vivo”: incentivo à cultura em comunidades carentes. Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. Projeto de extensão.

 

Comunicações orais, trabalhos ou projetos (apresentadas em eventos científicos: feiras científicas ou tecnológicas)

FERREIRA, L.R. Ensino híbrido e aprendizagem ativa na educação profissional. In: Congresso Brasileiro de Educação Tecnológica, 5., 2024, Curitiba. Anais UTFPR, 2024. p. 120–128.

LARA, C. Desempenho animal e sua reprodução assistida. In: Feira Paulista de Ciência e Tecnologia, 20., Campinas: UNICAMP, 2024.

 

Apostilas, manuais ou materiais didáticos

OLIVEIRA, T. S. Introdução à Inteligência Artificial. São Paulo: Centro Paula Souza, 2025. Apostila.

 

Livro:

BERBER SARDINHA, T.; FITZSIMMONS-DOOLAN, S. Lexical Multidimensional Analysis: Identifying Discourses and Ideologies. Cambridge Elements, Corpus Linguistics Series. Cambridge University Press, 2025.

Capítulo de livro:

DUTRA, D.P.; BERBER-SARDINHA, T. The role of Corpus Linguistics and EAD. In SARMENTO, S.; REBECHI, R.; MATTE, M.L. (org.) English for Academic Purposes: Reflections, Descriptions & Pedagogy. Porto Alegre, RS: Zouk, 2024. 

 

Artigo em periódico:

SUCCI JUNIOR, O. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, v. 14, p. 126-140, 2020.

  

Obra disponibilizada eletronicamente:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 10 out 2025.

 

FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.
  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
  • Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.

Todo elemento deve possuir:

  • Título: na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10; espaçamento simples;
  • Legenda: deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples,
  • Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data: Fonte de texto: Times New Roman, 10, ex. Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano.

Figuras

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt  e  printscreen.

  • As figuras devem estar no formato JPG.
  • Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;
  • Imagens não devem ser colocadas lado a lado. No caso de mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes, etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelo(s) autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano”. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples

 

Tabelas

  • As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
  • A construção de tabelas deve ser elaborada considerando os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10.
  • Não deve ter cores de fundo.
  • As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.

 Quadros

  • Similar à tabela, porém pode conter também texto.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células

 

 NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Para baixar as diretrizes de submissão clique aqui.

Antes de submeter seu trabalho, verifique se:

●       Mencionou e inseriu apenas dados reais, não fabricados
●       Incluiu ideias originais
●       Declarou não ter quaisquer conflitos de interesse
●       Submeteu a apenas um periódico por vez

Evitar:

●       Fabricação: inventar dados de pesquisa
●       Falsificação: manipulação de dados de pesquisa existentes
●       Plágio: usar trabalho prévio e apresentá-lo como próprio
●       Autoplágio: reutilizar, integralmente ou em parte, um trabalho próprio já publicado ou submetido anteriormente sem informar que aquele conteúdo não é inédito.

(tradução de fonte: Elsevier Researcher Academy: https://www.elsevier.com/researcher/author/submit-your-paper acessado em outubro 2025)

 

Os autores em potencial devem cuidadosamente revisar e atender aos padrões acadêmicos e éticos do Catálogo de Práticas Docentes. Manuscritos que não atendam a esses critérios não serão encaminhados para avaliação.

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