Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
FORMATAÇÃO DO TRABALHO
IMPORTANTE
A avaliação é realizada às cegas, portanto, ao submeter o seu artigo, NÃO INCLUIR o nome do/a(s) autor(es)/(as) e suas filiações.
O artigo que não atender integralmente às normas abaixo será rejeitado previamente (desk reject) e não seguirá para a etapa de avaliação por pareceristas. Não serão aceitos trabalhos que estejam em desacordo com as normas.
Formato do Arquivo
- O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato.DOCX
Configurações do Documento
- Formato: A4 (297 x 210 mm)
- Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
- Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.
Idioma
- Língua preferencial: português
- Outras línguas aceitas: inglês, espanhol, francês ou italiano.
Formato do texto
- Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Espaçamento: 1,5
- Espaçamento entre as referências: 1,0
ESTRUTURA DO TRABALHO / RELATO
Título
- No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
- Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
- Finalizar com uma linha em branco.
Autor(es)
- NÃO inclua os nomes dos autores na submissão inicial (avaliação às cegas)
- Após aprovação, enviar o trabalho final com:
- nome do autor sem titulação, iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome em maiúsculas.
- E-mail institucional, preferencialmente
- Instituição, cidade, estado e país
Se houver mais de um autor, deverá ser inserido em ordem alfabética.
Observação: no ato da submissão do artigo, deverão ser cadastrados TODOS os autores.
RESUMO
Se o trabalho estiver em português, não é necessário incluir resumo.
Se o texto estiver em outra língua (inglês, espanhol, francês ou italiano), o resumo em português é obrigatório.
Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.
“Palavras-chave” devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.
CORPO DO TEXTO
Apresentação do estudo/trabalho/projeto (1 a 2 parágrafos)
- Apresente brevemente o tema, situando o leitor no contexto da proposta. Descreva a contextualização, os objetivos e a justificativa do estudo, trabalho ou projeto, destacando sua relevância e contribuição para a área de conhecimento.
Descrição e/ou desenvolvimento do estudo/trabalho/projeto (3 a 4 parágrafos)
- Explique de forma clara a metodologia adotada (por exemplo, ensino baseado em projetos, estudo de caso, pesquisa-ação, entre outros).
- Informe os instrumentos utilizados para coleta e análise de dados ou informações, como depoimentos dos participantes, registros visuais, entrevistas, portfólios, questionários, diários de campo, entre outros.
- Descreva também as etapas de desenvolvimento, as atividades realizadas e os resultados (parciais)
Impactos locais obtidos (2 a 3 parágrafos)
- Analise e descreva os efeitos e contribuições concretas do estudo, trabalho ou projeto no contexto em que foi desenvolvido.
- Mencione benefícios para a comunidade, instituição, alunos, professores ou público-alvo, ressaltando os impactos sociais, educacionais, culturais ou científicos.
Considerações finais e recomendações (1 a 2 parágrafos)
- Apresente uma síntese dos resultados alcançados e das aprendizagens obtidas durante o processo.
- Inclua recomendações ou perspectivas futuras, indicando possibilidades de continuidade, ampliação ou replicação da experiência.
Referências
- Liste as fontes consultadas conforme as normas de formatação específicas para cada modalidade (relatos, projetos, comunicações orais, apostilas, feiras) (ver abaixo Referências).
TÍTULOS e SUBTÍTULOS
Títulos: não devem ter numeração e devem estar em letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito.
Subtítulos: primeira letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.
APÊNDICE e ANEXOS
Apêndice: é opcional, quando houver, deve vir após as referências em nova página.
Anexos: quando houver devem estar após referências e apêndice(s) em nova página.
CITAÇÕES
As citações devem seguir as Normas ABNT no sistema Autor-ano.
REFERÊNCIAS
- Em ordem alfabética crescente.
- É vedado o uso de nota de rodapé para referências.
- Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
- Não adicionar linha em branco entre as referências.
Relato de experiência (publicação em anais ou revistas):
PERES, M. S.; SOUSA, P. Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas no ensino de língua. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 10, n. 5, p. 40–68, 2025.
Projetos (projetos de extensão, pesquisa ou ensino)
SILVA, C. M. Projeto de extensão “Teatro Vivo”: incentivo à cultura em comunidades carentes. Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. Projeto de extensão.
Comunicações orais, trabalhos ou projetos (apresentadas em eventos científicos: feiras científicas ou tecnológicas)
FERREIRA, L.R. Ensino híbrido e aprendizagem ativa na educação profissional. In: Congresso Brasileiro de Educação Tecnológica, 5., 2024, Curitiba. Anais UTFPR, 2024. p. 120–128.
LARA, C. Desempenho animal e sua reprodução assistida. In: Feira Paulista de Ciência e Tecnologia, 20., Campinas: UNICAMP, 2024.
Apostilas, manuais ou materiais didáticos
OLIVEIRA, T. S. Introdução à Inteligência Artificial. São Paulo: Centro Paula Souza, 2025. Apostila.
Livro:
BERBER SARDINHA, T.; FITZSIMMONS-DOOLAN, S. Lexical Multidimensional Analysis: Identifying Discourses and Ideologies. Cambridge Elements, Corpus Linguistics Series. Cambridge University Press, 2025.
Capítulo de livro:
DUTRA, D.P.; BERBER-SARDINHA, T. The role of Corpus Linguistics and EAD. In SARMENTO, S.; REBECHI, R.; MATTE, M.L. (org.) English for Academic Purposes: Reflections, Descriptions & Pedagogy. Porto Alegre, RS: Zouk, 2024.
Artigo em periódico:
SUCCI JUNIOR, O. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, v. 14, p. 126-140, 2020.
Obra disponibilizada eletronicamente:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 10 out 2025.
FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS
- São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
- Os elementos visuais devem estar nítidos.
- Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
- AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
- Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
- Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.
Todo elemento deve possuir:
- Título: na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10; espaçamento simples;
- Legenda: deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples,
- Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data: Fonte de texto: Times New Roman, 10, ex. Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano.
Figuras
Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen.
- As figuras devem estar no formato JPG.
- Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;
- Imagens não devem ser colocadas lado a lado. No caso de mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.
ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes, etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.
Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelo(s) autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelo/a(s) autor(es)/(as)-ano”. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples
Tabelas
- As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
- A construção de tabelas deve ser elaborada considerando os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Fonte do texto: Times New Roman, 10.
- Não deve ter cores de fundo.
- As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.
Quadros
- Similar à tabela, porém pode conter também texto.
- Não utilizar cores de fundo.
- Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
- Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células
NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.
Para baixar as diretrizes de submissão clique aqui.
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Antes de submeter seu trabalho, verifique se: ● Mencionou e inseriu apenas dados reais, não fabricados Evitar: ● Fabricação: inventar dados de pesquisa (tradução de fonte: Elsevier Researcher Academy: https://www.elsevier.com/researcher/author/submit-your-paper acessado em outubro 2025)
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Os autores em potencial devem cuidadosamente revisar e atender aos padrões acadêmicos e éticos do Catálogo de Práticas Docentes. Manuscritos que não atendam a esses critérios não serão encaminhados para avaliação.
Artigos
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