A importância da monitoria na formação acadêmica e o elo professor, monitor e aluno
Palavras-chave:
Monitor, pesquisa operacional, aprendizagemResumo
Este trabalho apresenta um estudo descritivo, de relato de experiência a partir da prática de monitoria acadêmica. A monitoria é uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional. Diante disso o objetivo do estudo é relatar as experiências de monitoria na disciplina Pesquisa Operacional do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia (FATEC) no município de Mococa-SP, além de transmitir a importância deste instrumento no processo de aprendizagem do aluno e do desenvolvimento acadêmico do monitor. Para suporte teórico foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando relatos sobre a monitoria acadêmica e suas experiências, bem como artigos disponíveis na base de dados Google Acadêmico. Compreende-se que a monitoria pode conceder enriquecimento na aprendizagem através do esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de opiniões de determinados assuntos, fortalecendo assim a interação entre alunos, alunos-monitores e professores. Conclui-se que essa prática é um instrumento facilitador para o trabalho do docente, para a aprendizagem teórico-prática do aluno e para o crescimento profissional e pessoal do monitor, sendo o primeiro passo para a carreira docente.