CRIAÇÃO DE BRINQUEDOTECA NO SETOR DE PEDIATRIA EM UM HOSPITAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Palabras clave:
brinquedoteca, ambiência infantil, brinquedoteca hospitalarResumen
A ambiência é uma diretriz da Política Nacional de humanização, que tem como objetivo buscar a transformação de espaços de saúde em locais acolhedores e saudáveis. A ambiência infantil é fundamental para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança, pois pode influenciar seu aprendizado, comportamento, saúde mental e emocional [1].
Ambiência e brinquedoteca estão interligados, pois ambos desempenham um papel vital na criação de um espaço que contribui para o desenvolvimento e aprendizagem lúdica da criança [2]. Reconhecendo o valor das brinquedotecas hospitalares acarretou a publicação da Lei Federal nº 11.104/2005 e o Decreto nº 2.261/2005, visando a regulamentação de uma política de atendimento humanizado, contendo todas as normas para instalação e funcionamento de brinquedotecas nos estabelecimentos hospitalares que atendem crianças durante o processo de internação [3,4].
O objetivo deste estudo foi realizar uma sugestão de itens necessários para criação e implantação de brinquedoteca hospitalar.