Marketing de Causa nas Tecnologias Assistivas e de Acessibilidades: Equidade x Capacitismo
Palabras clave:
tecnologias, deficiência visual, capacitismo, inclusão, marketing, fatecResumen
Esse artigo mostra como as tecnologias assistivas para pessoas com diferentes deficiências visuais, com grau parcial ou total, lidam com aspectos de desenvolvimento pessoal e profissional. Mesmo em um Mundo globalizado, com pesquisas e desenvolvimentos de produtos focados em user-experience, isso não está ao alcance de todos. A era da informação utiliza diversos canais de comunicação, mas faltam softwares e investimentos das empresas em ações efetivas que gerem equidade, pois erroneamente ainda existe o pensamento de que, atender uma necessidade seja uma ação capacitista e de que o esforço, mesmo sem as ferramentas adequadas, seja algo dentro do padrão pré-estabelecido como “normal” e de meritocracia. A equidade não vem da meritocracia, e sim do combate ao capacitismo por meio de ações e planejamentos integrados. É um trabalho que resulta em desenvolvimento econômico local num primeiro momento e pertencimento a uma sociedade justa e consciente de seus direitos e deveres. É notável que as empresas não têm qualificação técnica, não investem em material informativo e muito menos em treinamento. Políticas públicas podem e devem ser implementadas junto às empresas públicas e privadas. O não pertencimento gera isolamento social, principalmente quando há falta de diagnóstico, conhecimento, suporte e atenção ao sinal de que algo não está bem.