Aprendizado de máquina e feedback: um estudo sobre expressões faciais em um ambiente virtual colaborativo

Autores/as

  • Thais do Nascimento Fatec Catanduva
  • João Baptista Cardia Neto Fatec Catanduva

Palabras clave:

Semiótica, Contexto colaborativo online, Aprendizado de máquina, Classificação de emoções

Resumen

A pesquisa avalia o potencial de imagens de webcam para gerar significado de um ponto de vista semiótico. De acordo com os autores essas imagens podem ser utilizadas como ferramentas em contextos de aprendizagem, incluindo o provimento de feedback. Como isso ocorre no Teletandem, um contexto colaborativo online em que pares de falantes de línguas diferentes têm o objetivo de aprender a língua um do outro por meio de tecnologias que integram áudio, vídeo e chat. Segundo as autoras, o feedback, nesse contexto, tem características multimodais, ou seja, os recursos verbais, os gestos e o uso do chat auxiliam no processo de provimento de feedback. As mesmas ressaltam, no entanto, a dificuldade de se detectar esses momentos, uma vez que é comum haver o uso de uma ou mais características que podem passar despercebidas ao ponto de vista do pesquisador. Desse modo, o uso de uma tecnologia baseada no aprendizado de máquina poderia auxiliar na detecção e na caracterização desses momentos. O trabalho apresenta parte dos resultados que compreende uma pesquisa bibliográfica e a síntese das emoções presentes na literatura para, então, propor uma classificação de emoções que possam ser usadas para o treinamento para o aprendizado de máquina.

Publicado

2024-03-14

Cómo citar

Nascimento, T. do, & Cardia Neto, J. B. (2024). Aprendizado de máquina e feedback: um estudo sobre expressões faciais em um ambiente virtual colaborativo. ncontro o rograma e onitoria as atecs, 1(1). ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/monitoria/article/view/107