ARTETERAPIA E OS BENEFÍCIOS DA HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE

Authors

  • Caroline Alves Rodrigues ROCHA Fatec Bauru
  • Eloisa Marchi dos Anjos SORIA Fatec Bauru
  • Adriana Sierra Assencio Almeida BARBOSA Fatec Bauru

Keywords:

Práticas Integrativas e Complementares, PNPIC, arteterapia, saúde

Abstract

Em 2006, foram instituídas as Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) através da publicação da Portaria nº 971. Em março de 2017, ocorreu a publicação da Portaria nº 849, ampliando as terapias que poderiam ser contempladas na PNPIC. Dentre essas novas modalidades, estava a arteterapia [1,2].

Após as publicações a arteterapia, então, se torna uma prática complementar aos tratamentos realizados dentro dos hospitais, levando em consideração a saúde mental do paciente e sua vivência dentro da unidade.

A utilização de arteterapia, traz benefícios tanto para os pacientes e acompanhantes, quanto para a equipe de profissionais de saúde, visando a humanização da assistência à saúde.

O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de caso sobre a aplicação da arteterapia com pintura, observando quais são os pontos positivos da implementação da prática terapêutica coadjuvante, de humanização na saúde para os pacientes internados.

Published

2024-09-24

How to Cite

ROCHA, C. A. R., SORIA, E. M. dos A., & BARBOSA, A. S. A. A. (2024). ARTETERAPIA E OS BENEFÍCIOS DA HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE. ncontro o rograma e onitoria as atecs, 1(1), 8. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/monitoria/article/view/412