Relações entre identidade sonora e direção de arte na sonorização do jogo “Elementais TCG”
Keywords:
fatec, identidade sonora, arte na sonorização, tecnologia , jogoAbstract
Um jogo, seja digital ou analógico, é formado por aspectos estéticos, narrativos, lógicos e tecnológicos numa “tétrade elementar”, como define Schell [1]. Os video games, baseados em tecnologia audiovisual, muitas vezes se destacam pela sonoridade, cuja identidade sonora reflete inclusive a temática, a direção artística e o sentimento que os desenvolvedores do jogo pretendem provocar no jogador. A estética sonora precisa estar relacionada e integrada com os demais aspectos dessa tétrade, caso contrário, ela pode gerar no jogador mais aversão do que imersão. Porém, desenvolvedores às vezes deixam o áudio para o final do projeto, o que pode gerar incoerências: uma trilha que seria adequada para uma parte do jogo pode não ser adequada a outra – e alterações drásticas, a essa altura, seriam custosas ou impraticáveis.
É ideal, portanto, que a sonorização e a direção artística se complementem desde o início do projeto, de forma harmônica e imersiva, ajudando a dar feedback e vida à física, à mecânica e à narrativa do game. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é discutir relações entre identidade sonora e direção de arte na sonorização do jogo Elementais TCG, desenvolvido pela Hood Studios.