RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS DESTINADOS A MERENDA ESCOLAR VINDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Gabriela Piovan Lima Faculdade de Tecnologia de Mococa
  • Lucas de Oliveira Gomes Faculdade de Tecnologia de Mococa
  • Mirina Luiza Myczkowski Faculdade de Tecnologia de Mococa

Palavras-chave:

Alimentação, Armazenamento, Qualidade, Segurança Alimentar

Resumo

A segurança alimentar promove a saúde juntamente com a prevenção de riscos associados à alimentação, pois deve ser garantido que o processo de produção completo de alimentos não corresponda ao surgimento de qualquer doença vinculada ao seu consumo. O presente trabalho teve por objetivo relatar o acompanhamento do recebimento e armazenamento de produtos alimentícios da agricultura familiar afim de contribuir para possíveis melhorias em todo o processo e aumento da qualidade dos produtos destinados a merenda escolar em Mococa – SP. Este trabalho é parte  do projeto de pesquisa desenvolvido pela Fatec Mococa-SP durante o ano de 2023, intitulado “Contribuições para o crescimento do agronegócio: caracterização da produção e qualidade dos produtos da agricultura familiar” e foi realizado no depósito da merenda escolar da Prefeitura Municipal de Mococa-SP,  através da observação de sua rotina, levantamento dos possíveis pontos críticos que pudessem oferecer perigos de contaminação aos alimentos, sugestão aos responsáveis de mudanças para melhoria do processo e relato detalhado aos responsáveis sobre os resultados.  Depois da parceria finalizada algumas mudanças foram incorporadas a rotina e por meio da política de estágio houve um aumento considerável de mão de obra e com isso uma melhor organização do espaço destinado ao recebimento e armazenamento de alimentos. Houve melhorais na qualidade do recebimento dos hortifrutis ao final do acompanhamento do setor para o desenvolvimento do projeto, com resultados evidentes no que diz respeito ao aspecto visual, tátil e sabor dos produtos ofertados. Há necessidade de treinamentos e capacitações constantes aos fornecedores de alimentos e aos funcionários do departamento.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviço de Alimentação: Resolução RDC 216, 2004.

MALAGUTI, J.M.A. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para a inclusão dos produtos da Agricultura Familiar na merenda escolar de Itapecerica da Serra – SP. Universidade Federal de São Paulo, 2015.

PAIVA, L.L., NASCIMENTO, K.M.R.S., SILVA, N.S., FREITAS, H.B., SILVA, T.R., OFICO, A.V., CHAVES, N.R.B., SILVA, L.A.R., MACIE, V.A., SANTOS, C.B.T. Qualidade de ovos brancos comerciais em diferentes temperaturas de conservação e período de estocagem. Boletim de Indústria Animal, v. 76, p. 1-8, 2019.

SÃO PAULO: PREFEITURA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. Núcleo Técnico de Comunicação em Vigilância em Saúde,2019.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lima, G. P., Gomes, L. de O., & Myczkowski, M. L. (2024). RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS DESTINADOS A MERENDA ESCOLAR VINDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR. Simpósio nterAgro, 1(1), 115–121. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/interagro/article/view/456

Edição

Seção

II Simpósio InterAgro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)