Sobre a Revista

O Catálogo de Práticas Docentes (CPD) é uma publicação de fluxo contínuo do Centro Paula Souza e tem como missão a disseminação de saberes e práticas docentes provenientes de experiências de ensino, pesquisa e extensão de todas as áreas de conhecimento.

● O ensino visa a formação de estudantes, promovendo a construção e a sistematização do conhecimento. Seu foco está no processo de ensinar e aprender, por meio de metodologias pedagógicas que desenvolvem competências técnicas, críticas e éticas.

● A pesquisa se propõe a produzir novos conhecimentos por meio da investigação científica. Seu foco está na descoberta, análise e inovação, contribuindo para o avanço das ciências e para a solução de problemas sociais, tecnológicos e culturais.

● A extensão busca aproximar a instituição da sociedade, aplicando o conhecimento acadêmico em ações concretas que gerem impacto social. Seu foco está na interação transformadora entre universidade e comunidade, promovendo o diálogo entre saberes e fortalecendo o papel social do conhecimento.

Em conjunto, esses três eixos garantem a formação integral do estudante e o compromisso social da educação superior (LDB - Lei nº 9.394/96).

O Catálogo abrange:

7 Eixos Tecnológicos de ensino:

● Gestão e Negócios
● Produção Industrial
● Informação e Comunicação
● Infraestrutura
● Saúde
● Meio ambiente
● Turismo, Hospitalidade e Lazer

4 Áreas do Conhecimento voltados à pesquisa:

● Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
● Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias
● Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
● Linguísticas, Letras e Artes

8 Áreas Temáticas de extensão:

● Comunicação
● Cultura
● Direitos Humanos e Justiça
● Educação
● Meio ambiente
● Saúde
● Tecnologia e Produção
● Trabalho

 

Editorial:
Profa. Dra. Marilisa Shimazumi