O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL E DECOLONIAL

Autores

  • WELLINGTON AIRES DA CRUZ PEREIRA Fatec Americana
  • RAFAEL VINICIUS COSTA CORREA Fatec Americana

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, interculturalidade crítica, decolonialidade

Resumo

O ensino de língua estrangeira não pode ser destituído de sua dimensão cultural. A despeito do conceito de língua franca, que acarreta uma ideia ilusória e insustentável de neutralidade, é necessário considerar que o trabalho com a língua inglesa como língua alvo apresenta uma dimensão não só cultural, mas política. No campo da didática, a interculturalidade ganhou relevância nas últimas décadas. Para Candau (2023) a visão crítica da educação buscou a superação da perspectiva tecnicista e instrumental da educação, principalmente a partir da década de 1990, em que se apresenta um cenário social, político e cultural de hegemonia neoliberal e de deterioração da democracia e incremento da desigualdade e da violência.

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Publicado

28-10-2025