ENSINO DE ESPANHOL EM TEMPOS DIGITAIS: POTENCIALIDADES DO CHATGPT E DO EDUCAPLAY NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores/as

  • ANA CRISTINA BORGES FIUZA Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico
  • HIGOR DIAS SILVA Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico
  • GUILHERME DE OLIVEIRA RODRIGUES Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico

Palabras clave:

Espanhol, Língua Estrangeira, Gamificação, IA generativa

Resumen

O presente trabalho, trata-se do resultado de dois projetos de iniciação científica, desenvolvidos por estudantes do ensino médio integrado de um Instituto Federal. Tem como foco a elaboração e aplicação de propostas pedagógicas para potencializar o ensino de espanhol como língua estrangeira, utilizando duas ferramentas digitais gratuitas: ChatGPT, baseado em inteligência artificial generativa, e Educaplay, voltado à gamificação. A iniciativa surgiu da necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, interativo e eficaz, especialmente diante dos desafios de motivação e engajamento enfrentados em sala de aula.

Publicado

2025-10-28