CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE FIBRA DE CARBONO POR TITULAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM TRATAMENTO COM EFLUENTE
Palavras-chave:
Fibra de Carbono, PAN, Caracterização QuímicaResumo
Encontrado no grafite e no diamante, o carbono é um não metal em estado sólido, utilizado na fabricação de joias, lápis, combustíveis entre outros. Com o avanço tecnológico, a busca por novos materiais que apresentam grandes benefícios para a indústria, encontra-se a fibra de carbono, adequada para a fabricação de tecidos, telas e etc., apresentando resistência a altas temperaturas.
Para que os compósitos com fibra de carbono sejam eficientes mecanicamente, depende da característica da superfície da fibra. A engenharia de superfície é um campo da ciência de grande interesse da indústria e do setor acadêmico. Quantificar e qualificar grupos funcionais são imprescindíveis para prever interações entre superfícies e aditivos tais como: colas, matrizes poliméricas, adesivas e lubrificantes.
No caso da caracterização da superfície das fibras de carbono, é interessante, pois este material pode ser aplicado para tratamentos de efluentes como materiais absorvedores de contaminantes, seja no abastecimento de água ou na remoção de defensivos agrícolas e fármacos. Também pode ser aplicado no tratamento dos banhos utilizados em indústrias de tratamentos de superfície galvânica e similares.
