VIDROS TeO2 – ZnO COM ÍONS DE Yb3+, Ho3+, Tm3+ E NANOPARTÍCULAS DE Ag E TiO2 PARA FOTÔNICA

Autores

  • Raphael de Carvalho Gonçalves Fatec São Paulo
  • José Augusto Martins Garcia Fatec São Paulo
  • Luciana Reyes Pires Kassab Fatec São Paulo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo produzir amostras vítreas com composição TeO2-ZnO para sintonização de luz na região do visível, com íons de Tm­3+, Ho3+ e Yb3+ e nanopartículas (NPs) metálicas e dielétricas. Resultados anteriores com vidros GeO2-PbO demonstraram a emissão de luz branca e sintonização de luz na região do visível na presença de NPs de Ag e diferentes íons de terras-raras, motivando a pesquisa em questão. A otimização da luminescência de vidros GeO2-PbO dopados com íons de Yb3+ e Er3+ e NPs de TiO2 na fase cristalina anatase foi recentemente publicada e justifica o presente estudo.

Têm sido possível demonstrar diversas aplicações em fotônica e optoeletrônica com compósitos metal dielétrico baseados em vidros teluritos dopados com diferentes íons de terras-raras e nanoparticulas NPs, como cobertura para células solares  e dispositivos de memória.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Gonçalves, R. de C., Garcia , J. A. M., & Kassab, L. R. P. (2023). VIDROS TeO2 – ZnO COM ÍONS DE Yb3+, Ho3+, Tm3+ E NANOPARTÍCULAS DE Ag E TiO2 PARA FOTÔNICA. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 165–168. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/325

Edição

Seção

Artigos