SINTONIZAÇÃO DE LUZ NO VISÍVEL COM AMOSTRAS VÍTREAS TeO2-ZnO TRIDOPADAS PARA FOTÔNICA

Autores

  • Beatrice Sayuri Kato Fatec São Paulo
  • José Augusto Martins Garcia Fatec São Paulo
  • Camila Dias da Silva Bordon Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP
  • Luciana Reyes Pires Kassab Fatec São Paulo

Palavras-chave:

AMOSTRAS VÍTREAS DOPADAS, FOTÔNICA, ÍONS DE TERRAS-RARAS

Resumo

O trabalho tem como objetivo produzir amostras vítreas dopadas com íons de Tm3+, Er3+, Yb3+ para a sintonização da luz na região do visível. A utilização da matriz de TeO2-ZnO é justificada por apresentar ótimas propriedades para aplicações em fotônica, tais como, alto índice de refração, baixa temperatura de fusão quando comparada com vidros silicato e excelente transmissão desde a região do visível até a do infravermelho médio. Dentre as várias aplicações possíveis para fotônica, cabe destacar amplificadores, blindagem para radiação nuclear, cobertura para células solares, ação laser, memória, random laser e sensor de temperatura.

No que diz respeito aos íons de terras-raras propostos, são muitas as aplicações tecnológicas possíveis que motivam a pesquisa em questão em função das emissões de luz com comprimentos de onda nas regiões do azul, verde e vermelho do espectro eletromagnético para dispositivos RGB, com possível sintonização de luz na região do visível, além da possibilidade de geração de luz branca.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Kato, B. S., Garcia, J. A. M., Bordon, C. D. da S., & Kassab, L. R. P. (2023). SINTONIZAÇÃO DE LUZ NO VISÍVEL COM AMOSTRAS VÍTREAS TeO2-ZnO TRIDOPADAS PARA FOTÔNICA. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 156–159. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/314

Edição

Seção

Artigos