CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE TURISMO PARA A FORMAÇÃO DOS TURISMÓLOGOS NA FATEC SÃO PAULO

Autores/as

  • Aghata Raful Kiss
  • Sueli Soares dos Santos Batista

Palabras clave:

LABORATÓRIO DE TURISMO, TURISMÓLOGOS, Gestão de Turismo

Resumen

O transporte marítimo de passageiros sobretudo por meio dos Cruzeiros marítimos, vem se popularizando desde o século passado, quando a emenda Constitucional nº 7 de 15 de agosto de 1995, passou a autorizar empresas estrangeiras a explorar roteiros de cruzeiros no país.

Diante deste cenário, foram anos registrando aumento de empresas internacionais operando nas águas brasileiras e novas instalações portuárias voltadas para o embarque de cruzeiros, entre os quais destaca-se o Giusfredo Santini, terminal de cruzeiros da cidade de Santos, operado e administrado pelo Concais S/A desde 1998 através de concessão da Codesp válida até 2029.

Torna-se fundamental destacar o turismo cultural integrado ao transporte marítimo de passageiros, já que entendemos que essa relação contribui com a valorização dos patrimônios materiais existentes nas áreas centrais e continental de Santos, geração de turismo sustentável na cidade como um todo, renovando paisagens turísticas, fortalecendo os setores envolvidos tanto públicos, privados e população em geral, especialmente, no resgate de comunidades tradicionais e geração de emprego.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Raful Kiss, A., & Soares dos Santos Batista, S. (2023). CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE TURISMO PARA A FORMAÇÃO DOS TURISMÓLOGOS NA FATEC SÃO PAULO. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 041–042. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/366

Número

Sección

Artigos