ESTUDO SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DA ARMADURA METÁLICA DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS POR POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRA DE VIDRO

Autores/as

  • Gustavo Moreira dos Santos Fatec São Paulo
  • Manuel Vitor dos Santos Fatec São Paulo
  • Ieda Maria Nolla Fatec São Paulo

Palabras clave:

ESTACAS PRÉ-MOLDADAS, FIBRA DE VIDRO, POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO

Resumen

No cenário atual, as estacas pré-moldadas são compostas de uma armadura de aço em seu interior, a qual tem apenas função de reforçar estruturalmente à estaca durante o transporte da usina de fabricação até o canteiro, uma vez que caso elas não fossem compostas por esta armadura, elas poderiam ser facilmente danificadas ao sofrerem esforços de flexão.

Deste modo o estudo sobre a substituição da armadura metálica de estas pré-moldadas por polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), apresenta uma nova alternativa a estes elementos, trazendo melhorias quanto a oxidações da armadura, que por sua vez danificam as estacas e redução em custos, principalmente com transporte.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar por meio de ensaios destrutivos e comparativos, a possibilidade da substituição do aço presente na armadura das estacas pré-moldadas por um material compósito de polímero reforçado com fibra de vidro.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Santos, G. M. dos, Santos, M. V. dos, & Nolla, I. M. (2023). ESTUDO SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DA ARMADURA METÁLICA DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS POR POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRA DE VIDRO. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 064–065. ecuperado a partir de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/317

Número

Sección

Artigos