NEUROCIÊNCIA EM COSMÉTICOS: EQUIPAMENTOS E RECURSOS PARA ANÁLISES NEUROSENSORIAIS
Palavras-chave:
Neurociência, Cosméticos, Avaliação SensorialResumo
A neurociência aplicada a estudos sensoriais em cosméticos é uma mudança de paradigma, pois traz para o tabuleiro peças que ainda não eram utilizadas nas ciências sensoriais. Anteriormente ‘jogava-se’ apenas com os dados declarados e conscientes dos consumidores; agora é possível incluir respostas inconscientes e subjacentes, dimensões até então inacessíveis em estudos com consumidores. Multidisciplinar em sua natureza, a neurociência envolve campos da computação, psicologia cognitiva e comportamental, biologia, matemática, genética, filosofia, entre outros (Spinelli e Niedziela, 2016), todos com o propósito de compreender como funciona o cérebro, central do processo de decisão. A neurociência, por ajudar a compreender em dimensões não acessíveis pelos questionários tradicionais, consegue potencializar insights para aprimorar produtos antes do seu lançamento no mercado (Yadava et al., 2017).
