KOMBUCHA: PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DURANTE O PROCESSO FERMENTATIVO

Authors

  • Erico Bezerra Rodrigues Fatec Piracicaba
  • Erika Maria Roel Gutierrez Fatec Piracicaba

Keywords:

KOMBUCHA, bebida fermentada, cultura simbiótica

Abstract

De acordo com a Instrução Normativa N° 41 “Kombucha é uma bebida fermentada obtida através da respiração aeróbia e fermentação anaeróbia do mosto obtido pela infusão ou extrato de Camellia Sinensis e açúcares por cultura simbiótica de bactérias e leveduras microbiologicamente ativas (SCOBY)” .

O kombucha tem característica o sabor levemente ácido e doce, apresentando ou não gaseificação”. O sabor da kombucha vai se alterando durante a fermentação, de um sabor agradável e frutado, a um sabor azedo e gaseificado após alguns dias, podendo avinagrar após um longo período de incubação.

No Brasil a produção de kombucha acelerou a partir de 2017, e de acordo com a Associação Brasileira de Kombucha (ABKom), neste período existia 40 empresas de pequeno porte fabricando o Kombucha, com uma produção média entre 2 mil e 5 mil garrafas por mês, com venda regional.

Nos últimos anos, essa bebida começou a ser produzidas por grandes marcas, que passaram a vende-la engarrafada, o que motivou pessoas a voltar a ter as culturas e produzi-las de forma artesanal, dada a simplicidade do processo e a liberdade de ter vários sabores.

Published

2023-12-15

How to Cite

Rodrigues, E. B., & Gutierrez, E. M. R. (2023). KOMBUCHA: PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DURANTE O PROCESSO FERMENTATIVO. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 090–091. etrieved from https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/347

Issue

Section

Artigos