FATORES SAZONAIS NA VARIAÇÃO DE RESÍDUOS MINERAIS E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA PRÓPOLIS DE ABELHAS Apis mellifera e ABELHAS SEM FERRÃO
Keywords:
RESÍDUOS MINERAIS, ANTIOXIDANTE, PRÓPOLIS , APIS MELLIFERA, ABELHAS SEM FERRÃOAbstract
A apicultura gera produtos que contribuem para o desenvolvimento do setor agroindustrial, destacando-se o mel, pólen, geleia real e a própolis. Este último é um dos produtos apícolas de maior valor agregado, o qual está relacionado especialmente à publicação de estudos que indicam à sua riqueza de compostos bioativos (COTTICA et al., 2011, LUSTOSA et al., 2008; ROBLES-ZEPEDA et al., 2012).
A própolis é uma substância resinosa, produzida a partir de material vegetal coletado por abelhas para proteger a colmeia. Existem 13 grupos de própolis produzidas pelas abelhas da espécie Apis mellifera, as quais são possuem exploração comercial, especialmente no mercado internacional, uma vez que pesquisas científicas revelam que são fontes de inúmeros compostos bioativos (PARK et al., 2000; PARK; ALENCAR; AGUIAR, 2002; PARK et al., 2004).
Além da própolis produzida por abelhas Apis mellifera, estudos revelam que a geoprópolis, produzida pela espécie nativa Melipona quadrifasciata composição bioativa diferenciada (BRODKIEWICZ et al, 2020; POPOVA et al, 2021). No entanto, ainda há poucos estudos publicados que explorem a diversidade na composição e potencial bioativo da própolis produzida por abelhas nativas.