Apresentação

O Programa de Monitoria nas Fatecs  implantado pelo CPS em 2010 e subdivide-se em duas categorias: Monitoria de Disciplina (MD) e Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MIDTI). A primeira é destinada ao ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de determinada disciplina em que o aluno monitor, sob a orientação do professor, auxilia os alunos, promovendo a cooperação entre eles no desenvolvimento de seus estudos. Já na Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, objetiva-se contribuir para a inserção de estudantes em atividades de pesquisa, com condições de participar da comunidade na qual estão inseridos, de forma criativa, inovadora e empreendedora.  

O Encontro do Programa de Monitoria tem o intuito de compartilhar experiências sobre as práticas e resultados alcançados pelos discentes monitores, docentes e colegiados de cursos e, assim, possibilitar o aprendizado por meio dos relatos de experiências, da demonstração das etapas de planejamento, da metodologia, dos resultados, de discussões e de considerações sobre os trabalhos desenvolvidos. Detalhamos a seguir os objetivos do Encontro:

  • Proporcionar um ambiente para discussões sobre o cumprimento das etapas de planejamento, da metodologia, sobre resultados, discussões e considerações a respeito do Programa de Monitoria do Centro Paula Souza.

  • Divulgar relatos de experiência de discentes Monitores e suas ações para o envolvimento destinado ao auxílio para o ensino-aprendizagem das disciplinas e apresentar os trabalhos das atividades de pesquisas tecnológicas desenvolvidas pelo Programa de Monitoria.
  • Fomentar o debate sobre as ações necessárias no âmbito escolar, assim como seus desafios para a redução da evasão nas Fatecs e inserção de estudantes em atividades de pesquisa.