O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO RECURSO DECODIFICADOR DE VOCALIZAÇÕES
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Decodificador de vocalização, vocalização não verbalResumo
A vocalização não verbal pode ser, por vezes, a única forma possível de comunicação oral de uma pessoa, vocalização essa que pode ter suas intenções claras ou não, e pode ser compreendida com certo grau de dificuldade ou complemente incompreendida, dependendo do grau de familiaridade do receptor (quem interpreta) com o comunicador (quem vocaliza). Faz-se necessário, então, um interpretador linguístico que não se baseie em palavras, fonemas ou sílabas de um idioma já decodificado, mas que seja capaz de interpretar as vocalizações particulares do comunicador dentro do seu próprio contexto e apresentá-las em um código de saída mais comumente compreendido, como a língua materna dos receptores, por exemplo, a fim de uma comunicação mais efetiva. Esse processo de “tradução” envolve o uso de um decodificador que seja baseado na própria comunicação de origem - a linguagem pessoal e única do comunicador. A decodificação da linguagem é realizada por meio da captura, interpretação e catalogação das vocalizações, que incluem grunhidos, gemidos, gritos e sons em geral, consideradas em métricas como frequência, amplitude e pausas. Essas catalogações são personalizadas de acordo com as necessidades.