Marketing de Causa nas Tecnologias Assistivas e de Acessibilidades: Equidade x Capacitismo

Autores

  • Viviane Elisabete de Jesus Tenorio FATEC Sebrae
  • Patrícia Vieiros de Castro KRAKAUER FATEC Sebrae

Palavras-chave:

tecnologias, deficiência visual, capacitismo, inclusão, marketing, fatec

Resumo

Esse artigo mostra como as tecnologias assistivas para pessoas com diferentes deficiências visuais, com grau parcial ou total, lidam com aspectos de desenvolvimento pessoal e profissional. Mesmo em um Mundo globalizado, com pesquisas e desenvolvimentos de produtos focados em user-experience, isso não está ao alcance de todos. A era da informação utiliza diversos canais de comunicação, mas faltam softwares e investimentos das empresas em ações efetivas que gerem equidade, pois erroneamente ainda existe o pensamento de que, atender uma necessidade seja uma ação capacitista e de que o esforço, mesmo sem as ferramentas adequadas, seja algo dentro do padrão pré-estabelecido como “normal” e de meritocracia. A equidade não vem da meritocracia, e sim do combate ao capacitismo por meio de ações e planejamentos integrados. É um trabalho que resulta em desenvolvimento econômico local num primeiro momento e pertencimento a uma sociedade justa e consciente de seus direitos e deveres. É notável que as empresas não têm qualificação técnica, não investem em material informativo e muito menos em treinamento. Políticas públicas podem e devem ser implementadas junto às empresas públicas e privadas. O não pertencimento gera isolamento social, principalmente quando há falta de diagnóstico, conhecimento, suporte e atenção ao sinal de que algo não está bem.

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Publicado

15-03-2024 — Atualizado em 15-03-2024

Como Citar

Elisabete de Jesus Tenorio, V., & Vieiros de Castro KRAKAUER, P. (2024). Marketing de Causa nas Tecnologias Assistivas e de Acessibilidades: Equidade x Capacitismo. ncontro o rograma e onitoria as atecs, 1(1). ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/monitoria/article/view/311