Produção de amilase por Aspergillus niger
Palavras-chave:
fatec, Amilases, Aspergillus niger, Fermentação em estado sólido, Resíduos industriaisResumo
As amilases são enzimas que atuam sobre o amido para hidrolisar as ligações glicosídicas α-1,4 estando divididas em três grupos: α-amilase, β-amilase e glucoamilase.
A utilização do fungo Aspergillus niger para produção de amilase, apresenta como vantagem a facilidade de manipulação e habilidade de fermentar em uma grande variedade de matérias-primas de baixo custo, além de apresentar rendimentos elevados de bioprodutos.
Sabe-se, que diferentes processos industriais produzem resíduos que necessitam de destino adequado, pois além de criar potenciais problemas ambientais, representam perdas de matérias-primas e energia, exigindo investimentos em tratamentos para controlar a poluição gerada [1]. Das diversas tecnologias empregadas para reduzir ou minimizar esses resíduos, a utilização de processos biológicos é uma das alternativas viáveis já que estes podem ser empregados como biomassa para cultivo de fungos de interesse econômico [2]. O objetivo deste trabalho foi estudar a produção da enzima amilase por fermentação em estado sólido, tendo como substrato farinha de casca de mandioca e bagaço de malte de cevada, utilizando o fungo Aspergillus niger.