A importância da monitoria na formação acadêmica e o elo professor, monitor e aluno

Autores

  • Gabriela Piovan Lima Fatec Mococa - Mário Robertson de Sylos Filho
  • Washington Luis Moreira Braga Fatec Mococa - Mário Robertson de Sylos Filho

Palavras-chave:

Monitor, pesquisa operacional, aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo descritivo, de relato de experiência a partir da prática de monitoria acadêmica. A monitoria é uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional. Diante disso o objetivo do estudo é relatar as experiências de monitoria na disciplina Pesquisa Operacional do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia (FATEC) no município de Mococa-SP, além de transmitir a importância deste instrumento no processo de aprendizagem do aluno e do desenvolvimento acadêmico do monitor. Para suporte teórico foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando relatos sobre a monitoria acadêmica e suas experiências, bem como artigos disponíveis na base de dados Google Acadêmico. Compreende-se que a monitoria pode conceder enriquecimento na aprendizagem através do esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de opiniões de determinados assuntos, fortalecendo assim a interação entre alunos, alunos-monitores e professores. Conclui-se que essa prática é um instrumento facilitador para o trabalho do docente, para a aprendizagem teórico-prática do aluno e para o crescimento profissional e pessoal do monitor, sendo o primeiro passo para a carreira docente.

Downloads

Publicado

14-03-2024

Como Citar

Lima, G. P., & Braga, W. L. M. (2024). A importância da monitoria na formação acadêmica e o elo professor, monitor e aluno. ncontro o rograma e onitoria as atecs, 1(1). ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/monitoria/article/view/103