*Luz, Câmera e Ação: o pitch como proposta de atividade na disciplina de Espanhol
Palavras-chave:
oralidade, estratégias, língua inglesaResumo
O ensino de língua espanhola no Brasil, principalmente nos cursos tecnológicos, significa um importante componente na composição dos projetos pedagógicos de cursos nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. Desse modo, tomando os objetivos contidos no plano de ensino da disciplina espanhol II, tem-se: interagir - de forma simples e breve - com as pessoas em situações cotidianas do ambiente de trabalho; produzir frases utilizadas em situações concretas e previstas, comentar sobre temas dos âmbitos profissional e pessoal. Então, utilizando das teorias de metodologias ativas, no que tange a Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida pelo termo em inglês Problem Based Learning (PBL), a presente pesquisa traz em seu cerne a consideração dos objetivos da disciplina mencionada, o PBL e a participação ativa dos estudantes na produção do pitch ou vídeo currículo como uma das atividades avaliativas na habilidade de produção oral. Entendendo que o PBL é uma proposta pedagógica voltada para a aprendizagem significativa baseada na solução de problemas, considera-se que o estudante de espanhol, que tem como uma das possibilidades de atividade na disciplina a produção do pitch, precisa identificar os temas de aprendizagem, assumir responsabilidade e confiança e, ainda, desenvolver a habilidade de dar e receber críticas orientadas pelo professor para a melhoria do desempenho. Em vista disso, serão apresentados exemplos dessas atividades de pitch de estudantes da disciplina de espanhol, procurando apontar o PBL como substância para entender que os conhecimentos se integram ao problema e não são adquiridos de maneira isolada ou fragmentada, pois o indivíduo passa a observar o próprio avanço no desenvolvimento de suas habilidades e competências.
Trabalho não apresentado no congresso.