Projeto Colaborativo Internacional: reflexões sobre a prática docente

Autores/as

  • MARA REGINA FERREIRA MIRANDA Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Faculdade
  • LILIAN DE SOUZA Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Faculdade

Palabras clave:

ensino de línguas, Interação, PCI, competências, ensino tecnológico

Resumen

A interação é crucial para a aprendizagem de idiomas, pois resulta no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesta perspectiva, professores de línguas estão sempre à procura de atividades que possibilitem intercâmbio. Como a mobilidade, no nosso contexto brasileiro é um fator dificultador, assim, os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs), há mais de uma década, vêm tornando-se cada vez mais procurados no contexto de ensino e aprendizagem de línguas. Neste estudo, a partir da experiência nos cursos de tecnologia do Centro Paula Souza, duas professoras de línguas fazem uma reflexão acerca das competências aplicadas e as habilidades desenvolvidas entre docentes e discentes com a participação em Projetos Colaborativos em parceria com instituições estrangeiras. Para isto, emprega-se a metodologia exploratória, baseada no aporte teórico de Almeida Filho acerca das competências do professor de línguas, além de relatos e análises de experiências com PCI’s por Succi Junior e O’Dowd, ambos precursores de parcerias internacionais. Constata-se com a vivência nestes projetos e com as leituras realizadas a compreensão da amplitude que o PCI oferece, tanto para os estudantes, como para as docentes envolvidas, em ambas experiências no ensino de Inglês e Espanhol nos cursos de tecnologia das FATECs. Espera-se que estes relatos possam motivar a participação de outros docentes em projetos semelhantes, bem como exemplificar algumas ferramentas e atividades utilizadas na condução desses programas. Conclui-se com algumas reflexões acerca dos PCIs finalizados e compartilha-se sobre novas perspectivas para as próximas edições.

Publicado

2023-10-23