Ensino de Línguas por meio de CLIL em uma experiência COIL

Autores/as

  • ANA LUCIA LEME PRESTES Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista
  • EDILENE GASPARINI FERNANDES Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista

Palabras clave:

COIL, CLIL, ensino de línguas, Brasil, Armênia

Resumen

Instituições de ensino superior tem estado amplamente engajadas na internacionalização a fim de preparar seus alunos para uma sociedade globalizada e multicultural. Dessa forma, este trabalho relata a importância dos Projetos Colaborativos Internacionais , também chamados de COIL (Collaborative Online International Learning), os quais integram competências linguísticas, interculturais, digitais e de trabalho em equipe. Trata-se de um relato de experiência sobre um Projeto Colaborativo Internacional realizado no primeiro semestre de 2022 entre 6 Fatecs e a Yerevan State University, da Armênia, com a participação de 60 alunos. Neste projeto, o papel do conteúdo como parte da instrução é considerado, principalmente, do ponto de vista do ensino de línguas e a base teórica no qual o projeto apoiou-se foi a ferramenta CLIL (Content and Language Integrated Learning), que permite que os alunos tenham um papel importante no aprendizado, enquanto educadores agem como mentores e guias do processo. As aulas foram conduzidas por alunos armênios em final de graduação em Letras. Esses, por sua vez, foram apoiados por professores brasileiros durante as aulas, e fora delas. Um questionário Google aplicado ao final do projeto mostrou as fragilidades do ensino e os pontos fortes conseguidos pela dinâmica, mas fortaleceu, acima de tudo, o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o processo de ensino aprendizagem em situações práticas. Uma plataforma padlet foi aberta para facilitar as postagens e a comunicação entre todos, e nela é possível observar os ganhos mútuos dessa experiência. A envergadura da importância de projetos assim se concretiza, por exemplo, na sua transcendência do período de interação e ganha publicações como este, que nos rendeu a participação com apresentação de trabalho num congresso internacional.

Publicado

2023-10-23