Escrituras Narrativas Audiovisuais: a aprendizagem baseada em projetos em Projeto Colaborativo Internacional entre Fatec Ipiranga (Brasil) e Uniminuto (Colômbia)
Palabras clave:
Projetos Colaborativos Internacionais, escrita criativa, espanhol como língua estrangeira, abordagem baseada em projetos, metodologia ativa, audiosivual, Gestão ComercialResumen
O projeto colaborativo internacional "Escrituras narrativas" desenvolvido no primeiro semestre de 2023 entre a Fatec Ipiranga (Brasil) e a Uniminuto (Colômbia) propôs o desenvolvimento de competências linguísticas, comunicativas e interculturais entre estudantes das duas instituições. A proposta foi ousada ao unir não só dois países, duas línguas e duas instituições, mas em superar as diferenças formativas entre duas culturas e dois cursos superiores de tecnologia completamente diferentes: Gestão Comercial no Brasil e Realização Audiovisual na Colômbia. Os professores Odenildo de França Almeida e a professora Magda Lorena Parodi Ruiz desenvolveram um projeto de seis semanas no qual os alunos brasileiros tiveram contato, discutiram propostas e elaboraram críticas escritas e visuais sobre as produções audiovisuais em desenvolvimento por alunos colombianos, que até então não tiveram contato com pontos-de-vista externos sobre suas atuais narrativas audiovisuais. A partir da colaboração brasileira puderam os estudantes colombianos revisar e complementar seus roteiros e refletir sobre a efetividade da recepção que ambicionavam e devolver sonovisos: narrativas visuais que seriam complementadas pela narração de brasileiros aprendizes de espanhol. Todas as comunicações foram realizadas no idioma, mas presenciou-se o crescente interesse dos estudantes colombianos por conhecer mais a língua e cultura do Brasil, gerando momentos de compartilhamento entre os jovens de reflexões e curiosidades. Ao final, realizou-se, no Brasil uma sessão de cinema na qual os alunos da Fatec Ipiranga tomaram contato com alguns dos curtas-metragens realizados por colegas colombianos. Durante o desenvolvimento do projeto buscou-se do lado brasileiro destacar as contribuições que o trabalho narrativo poderia trazer também para o futuro gestor, atuando como uma introdução ao storytelling. Seus professores adotaram metodologias ativas e a abordagem educacional da aprendizagem baseada em projetos, uma vez que esta ressalta a aprendizagem ativa e prática por meio da realização de projetos significativos. O significativo, cabe destacar, construiu-se de forma diferente em alunos brasileiros e colombianos.