A necessidade da Língua Inglesa no contexto das aulas das disciplinas específicas: um estudo de caso nos cursos de Engenharia de um campus de um Instituto Federal
Palabras clave:
língua inglesa, ensino de línguas para fins específicos, análise de necessidades, professores, engenhariaResumen
O presente trabalho visa fazer um levantamento junto aos professores das disciplinas específicas dos cursos de bacharelado em Engenharia de um campus de um instituto federal quanto à necessidade do conhecimento da língua inglesa pelos seus alunos para o desempenho em sua(s) disciplina(s). Iniciamos traçando o perfil de cada professor quanto ao seu próprio estudo e conhecimento da língua inglesa, seguido da investigação sobre a utilização dessa língua na sua prática docente e a necessidade de seus alunos saberem a língua para utilizá-la em suas aulas. Tomamos como principais teóricos Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e St. John (1998), Basturkemen (2008) e Ramos (2009). A pesquisa situa-se num estudo de caso interpretativo, cujas etapas consistem no levantamento bibliográfico e estudos que versam sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras - destacando-se o Ensino de Línguas para Fins Específicos - e na análise de necessidades que esse ensino requer. Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta um questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de levantar informações dos professores quanto ao estudo da língua inglesa ao longo de sua vida escolar e acadêmica, e investigar a necessidade de conhecimento da língua pelos alunos para um melhor proveito em sua(s) disciplina(s). Os resultados revelam que a maioria dos participantes estudou a língua inglesa em escolas de idiomas, no ensino fundamental e no médio, mas poucos tiveram a disciplina na graduação e na pós-graduação. Pontuam a importância da língua inglesa, ressaltando as habilidades de leitura e escrita para o trabalho em sua(s) disciplina(s). Pretendemos, por meio desta pesquisa, contribuir para o ensino de línguas na área de Engenharia, propondo ajustes na ementa da disciplina em questão no projeto pedagógico dos cursos, assim como viabilizar a oferta de cursos de inglês para alunos e professores da área.