O uso de filmes no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira

Authors

  • MARIA FERNANDA MARTINS Faculdade de Tecnologia de Botucatu
  • MARCO ANTÔNIO NAGAO Faculdade de Tecnologia de Botucatu
  • ADRIANE BELLUCI BELÓRIO DE CASTRO Faculdade de Tecnologia de Botucatu

Keywords:

era pós-método, metodologias ativas, ensino-aprendizagem, língua estrangeira, educação

Abstract

A era pós-método possibilita explorar as diferentes metodologias usadas ao longo da história do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Escolher ou combinar metodologias para esse fim, sob responsabilidade do docente, é uma tarefa desafiadora e determinante para o bom desempenho e aproveitamento dos alunos na disciplina. Assim, este trabalho objetiva apresentar uma prática de sala de aula de Língua Estrangeira (LE), Inglês, para desenvolver habilidades linguísticas, proporcionando autonomia comunicativa para o aluno. Como referencial teórico, buscou-se a teoria Pós-Método, focando as metodologias ativas. Nos anos 90, autores como Kumaravadivelu e Prabhu, entre outros, questionaram o uso de um único método para o ensino de línguas, iniciando a discussão sobre o conceito “pós-método”, que sugere que não existe um único método ou abordagem que seja universalmente eficaz para todos os estudantes e contextos. Defende-se a ideia de que os educadores devem adotar uma abordagem flexível e diversificada, combinando várias estratégias e abordagens pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos. As "metodologias ativas", por outro lado, são estratégias de ensino que envolvem ativamente os alunos no processo de aprendizagem, promovendo a participação, a colaboração e a resolução de problemas, coadunando-se com as possibilidades de metodologias e abordagens defendidas pelo pós-método. Para este trabalho, foi usado, em sala de aula, com alunos de 2º e 3º ciclos do curso de ADS da Fatec-Botucatu, o filme “Wonder”, que trabalha com o tema "bullying". As atividades desenvolvidas privilegiaram as habilidades de "listening" e "writing". Os alunos assistiram ao filme, discutiram o conteúdo do mesmo e fizeram exercícios escritos sobre vocabulário e interpretação. Resultados mostraram que o desenvolvimento de vocabulário e argumentação foram de bom aproveitamento para o processo de aprendizagem da LE. Mesmo trabalhando com alunos iniciantes, observou-se que são capazes de entender a língua estrangeira, argumentar sobre o conteúdo do texto e adquirir vocabulário.

Published

2023-10-23