Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: expectativas dos estudantes da Fatec B.S. Rubens Lara sobre a criação do “Centro de Línguas”
Keywords:
ensino, aprendizagem, Análise do Discurso, línguas estrangeiras, centro de línguasAbstract
O Centro de Línguas da Fatec Baixada Santista “Rubens Lara” atua na formação de alunos, professores e funcionários do setor administrativo desta instituição, com atividades relacionadas a idiomas. Por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais, proporciona-se o contato aprofundado com os idiomas português, inglês, espanhol e italiano. Seguindo o regulamento do Regimento Interno dos Núcleos de Estudos da Linguagem das Fatecs, o foco está em realizar iniciativas e atividades com a finalidade de oferecer ensino e aprendizagem de línguas, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade. O referido Centro de Línguas existe desde agosto de 2022. Para sua implementação, foi realizada, no primeiro semestre de 2022, uma pesquisa por meio de questionários aplicados com a ferramenta Forms, com vistas a compreender quais eram as expectativas e as necessidades dos estudantes sobre a oportunidade de estudarem idiomas na Fatec BS em um centro de línguas. Obtiveram-se, assim, dados e informações que se converteram em interesse de pesquisa acadêmica. Sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso (Charaudeau; Maingueneau), apresentam-se, portanto, neste trabalho, os resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar algumas das expectativas e necessidades expressas nos textos e discursos dos alunos registrados nos formulários aplicados. A pesquisa ora apresentada se baseia no método indutivo e utilizaram-se as abordagens quantitativa e qualitativa. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo baseado em levantamento por amostragem com questionários elaborados com perguntas abertas e fechadas. Nesta primeira etapa de desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que a maior parte das respostas dos alunos indicou expectativas positivas em relação ao estudo de idiomas em um Centro de Línguas na Fatec, com diversas sugestões de atividades a serem implementadas, o que demonstra uma demanda expressiva dos alunos da instituição pelo estudo de línguas.