Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A submissão será indeferida caso constem imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como pessoas ou nomes, pois esta prática não é condizente à LGPD.
  • O texto é um artigo de opinião (não um artigo científico). Deve ter de 2.700 a 5.400 caracteres incluindo espaços e estar escrito em linguagem clara, sem jargões e seguindo a norma culta da língua portuguesa. Máximo de quatro autores.
  • O(s) autor(es) autoriza(m) pequenos ajustes para correções de digitação, ortográficas ou de adequação à norma culta da língua portuguesa, sem alterar estrutura, estilo ou conteúdo do texto.

Diretrizes para Autores

ARTIGO DE OPINIÃO - VEm 

Trata-se de um artigo de opinião, não artigo científico. Temáticas dos textos devem ser condizentes com a linha editorial de VEm, informativo bimestral dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu):

  • Iniciativas de Internacionalização em Casa  
  • Planejamento e design de PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais  
  • Avaliação dos PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais
  • Desenvolvimento de competências globais por meio de PCI/COIL/Intercâmbio Virtual 
  • PCI/COIL/Intercâmbio Virtual como catalisador para transformação institucional e colaboração interdisciplinar 
  • Desenvolvimento de competências linguísticas, interculturais, tecnológicas e interpessoais nos PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais
  • Intercâmbios Virtuais/PCIs/COILs como plataformas para desenvolvimento profissional 
  • PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais e as metodologias ativas de aprendizagem 
  • PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais e o ensino articulado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 
  • PCIs/COILs/Intercâmbios Virtuais e o desenvolvimento de “soft skills”/competências socioemocionais 

ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO/RELATO

Título (em uma única linha, resumindo ideia principal do texto)

Resumo - um parágrafo que resume a ideia central do texto

Palavras-chave: três a seis palavras-chave, inseridas uma a uma na área de Metadados da Plataforma de Submissão. Devido à linha editorial da publicação, é esperado que COIL, Intercâmbios Virtuais e Projetos Colaborativos Internacionais estejam entre as palavras-chave.

Autor(es)

Nomes e e-mails dos autores

Instituição de origem, cidade e país

Se houver mais de um autor, deverá ser citado em ordem alfabética.

Corpo do texto

Mínimo 2.700 caracteres incluindo espaços, máximo 5.400 caracteres incluindo espaços.

Elementos visuais (figuras, tabelas, quadros)

  • Devem estar nítidos (imagens em boa resolução, arquivo .jpg).
  • Legenda – Opcional (quando for necessário explicar verbalmente o conteúdo visual apresentado)

Figura

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen. Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word. Não colocar imagem lado a lado. Se houver mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelos autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelo(s) autor(es)”.

ATENÇÃO À LGPD. A submissão será indeferida caso contenha imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como nomes e pessoas.

Citações e Referências

  • Sempre que o trabalho referir outras fontes de informação (artigos científicos ou jornalísticos, sites institucionais, conteúdos no YouTube ou outras mídias sociais), incluir no texto a fonte de informação no sistema autor-data (ou instituição/site-data) e, ao fim do trabalho, a URL completa dessa fonte de informação.

 

  • NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

 

Para baixar as orientações da estrutura do artigo, clique aqui.

Publicações

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os periódicos publicados no Portal Publicações Cesu recebem tratamento dos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos.

Os dados solicitados para cadastro são aqueles relacionados à identificação para acesso e ao perfil acadêmico do usuário e serão utilizados unicamente para os serviços prestados por este portal, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais informados se restringem aos necessários para a viabilidade jurídica, tendo como finalidade a identificação do titular dos direitos e respectivo conteúdo.

Além de permitir o acesso ao sistema de submissão, avaliação e gerenciamento dos periódicos, os dados pessoais são coletados e armazenados para:

  • Gerenciar os dados internamente para desempenhar as funções realizadas pelo Comitê Editorial de cada periódico, como triagem e avaliação;
  • Realizar pesquisas internas, solucionar problemas e analisar dados;
  • Verificar e validar a identidade dos autores, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
  • Prevenir atividades potencialmente ilegais, combater fraudes e crimes cibernéticos;
  • Entrar em contato para comunicar informações sobre o periódico ou procedimento de manutenção no sistema.

A política de privacidade pode ser atualizada, mediante comunicação prévia aos usuários cadastrados. O direito de acesso de manutenção aos dados pessoais é fornecido pelo próprio sistema e, desejando excluir ou havendo dificuldades em alterá-los, a tratativa será  mediatamente atendida e respondida entrando em contato com o departamento responsável pelo portal Publicações Cesu pelo e-mail publicacoes.cesu@cps.sp.gov.br