FABRICAÇÃO DE FIBRAS DE CARBONO UTILIZANDO FIBRAS TÊXTEIS

Autores

  • Heide Heloise Bernardi Fatec São José dos Campos
  • Jossano Saldanha Marcuzzo JMHP Consultoria em Materiais e Informatica LTDA
  • Gabriel de Aquino Valim Fatec São José dos Campos

Palavras-chave:

Tecido têxtil, Fibra de carbono, Carbonização

Resumo

As fibras de carbono podem ser fabricadas a partir de fibras sintéticas ou naturais (fibras precursoras) por meio de tratamentos térmicos de carbonização e grafitização (PARK, 2018).
As fibras de carbono desempenham um papel crucial devido à suas propriedades de alta resistência e rigidez, estabilidade dimensional, baixo coeficiente de expansão térmica, compatibilidade biológica e resistência à fadiga, porém, o fator custo de produção limita suas aplicações. Portanto, alguns estudos têm sido feitos na tentativa de diminuir o custo de produção das fibras de carbono, utilizando, por exemplo, fibras de poliacrilonitrila (PAN) de aplicação têxtil. Outra opção seria o uso de fibras naturais (algodão e o linho) ou de fibras manufaturadas artificiais (viscose), pois o valor da poliacrilonitrila é em torno de US$ 33/kg (OLIVEUX et al., 2015), enquanto o da fibra de algodão é em torno de US$ 1,05/kg (CONAB, 2017).

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Bernardi, H. H., Marcuzzo, J. S., & Valim, G. de A. (2022). FABRICAÇÃO DE FIBRAS DE CARBONO UTILIZANDO FIBRAS TÊXTEIS. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 4(1). ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/725

Edição

Seção

Artigos