ANÁLISE DA PRECISÃO DE INVENTÁRIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM RELAÇÃO AO TAMANHO DAS AMOSTRAS

Autores

  • Jozrael Henriques REZENDE Fatec Jahu
  • Heloísa Ruiz PEREIRA Fatec Jahu

Palavras-chave:

Censo arbóreo, Fração amostral, Amostragem aleatória, Silvicultura urbana

Resumo

As áreas verdes públicas e a arborização dos passeios públicos são elementos imprescindíveis para o bem-estar da população, pois influenciam diretamente a saúde física e mental das pessoas (LOBODA; DE ANGELIS, 2005). O crescimento acelerado das cidades, entretanto, alteraram radicalmente o cenário natural, suprimindo a maior parte da vegetação e alterando o relevo no ambiente urbano, dando lugar a edificações, vias pavimentadas, viadutos, entre outras obras (SANTOS; JOSÉ; SOUZA, 2013).
A arborização de vias públicas, criação de áreas preservadas, praças, parques, entre outros, de forma planejada e com manejo adequado intensificam os benefícios e evitam conflitos com equipamentos urbanos, pode favorecer o desenvolvimento de atividades sociais e consequentemente a vitalidade urbana de uma área ou região de uma cidade (ROQUE; REZENDE, 2017).

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

REZENDE, J. H., & PEREIRA, H. R. (2022). ANÁLISE DA PRECISÃO DE INVENTÁRIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM RELAÇÃO AO TAMANHO DAS AMOSTRAS. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 4(1), 005–008. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/708

Edição

Seção

Artigos