PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAMES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Kleber de Oliveira Andrade Fatec Americana
  • Fabrício Pinto Ferreira Fatec Americana

Palavras-chave:

jogos educativos, serious games, Unity, educação infantil, educação de qualidade

Resumo

O mundo está cada vez mais conectado e tecnológico, é comum cada vez mais as crianças estarem inseridas nesse contexto. O presente projeto, tem como tema precípuo a educação de crianças inseridas na etapa da educação infantil e no ensino fundamental I, utilizando de um jogo virtual educativo como ferramenta para tal, tendo como base para seu desenvolvimento documentos norteadores oficiais, como por exemplo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) etc.

Dado isso, é evidente a ausência ou a pouca oferta de soluções de tecnologia, principalmente em forma de jogos virtuais educativos, que sigam rigidamente a BNCC, que sejam eficazes, eficientes e seguras e que estejam disponíveis e acessíveis nas instituições educacionais para atuarem como coadjuvantes no processo de ensinoaprendizagem. Além de que, é comum encontrarmos jogos, ditos infantis, que atraem as crianças e que até podem auxiliá-las na identificação de sons e cores, por exemplo, mas perdem a característica de jogos educativos e se tornam tão somente jogos de entretenimento ou casuais por não seguirem padrões normativos curriculares condizentes com nosso atual sistema de ensino, tais como a própria BNCC, as DCNEI ou o RCNEI.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Andrade, K. de O., & Ferreira, F. P. (2021). PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAMES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 3(1), 092–095. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/627

Edição

Seção

Artigos