O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO
Palavras-chave:
Metodologias ativas, ensino contínuo, ensino lúdico, ensino tecnológico, materiais de construção civilResumo
O atual cenário exige que a educação seja embasada em práticas inclusivas, com políticas inovadoras que propiciem o ingresso e a permanência. Estudos (VERISSIMO e SANTOS, 2016) constatam que uma parte significativa dos alunos de universidades trabalham. O uso do lúdico é uma ferramenta de socialização que pode ser utilizada no ensino superior, entretanto, não é tão comum quanto na educação básica e não deve ser visto como uma infantilização do aluno, mas como uma ferramenta de auxilio e integração. As atividades lúdicas podem contribuir para que essa carga que o aluno traz de um dia cansativo de ocupação profissional seja amenizada, e que esse momento de estudo seja prazeroso. Um outro pilar importante no processo de aprendizagem, além da maneira como as informações são transmitidas, é a fixação desse conhecimento. O estudo da memória ainda é difícil já que os processos de memorização estão totalmente ligados a outros processos cognitivos (MORÃO JUNIOR; FARIA, 2015). Devido a essa ligação, a atenção, a motivação e estado emocional são essenciais para uma boa fixação de memórias. Logo, o lúdico pode ser uma ferramenta importante no processo. O processo de consolidação das informações é indispensável no decorrer da aprendizagem e a repetição da informação recebida é um meio de atuar mediante a esse processo. As avaliações por tema são um método de ensino continuo onde a repetição das informações, visto que os alunos têm que rever os temas, estão diretamente relacionadas ao processo de consolidação.
