O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO

Autores

  • Michelle Santos Rodrigues Fatec Tatuapé Victor Civita
  • Jessica de Souza Fatec Tatuapé Victor Civita

Palavras-chave:

Metodologias ativas, ensino contínuo, ensino lúdico, ensino tecnológico, materiais de construção civil

Resumo

O atual cenário exige que a educação seja embasada em práticas inclusivas, com políticas inovadoras que propiciem o ingresso e a permanência. Estudos (VERISSIMO e SANTOS, 2016) constatam que uma parte significativa dos alunos de universidades trabalham. O uso do lúdico é uma ferramenta de socialização que pode ser utilizada no ensino superior, entretanto, não é tão comum quanto na educação básica e não deve ser visto como uma infantilização do aluno, mas como uma ferramenta de auxilio e integração. As atividades lúdicas podem contribuir para que essa carga que o aluno traz de um dia cansativo de ocupação profissional seja amenizada, e que esse momento de estudo seja prazeroso. Um outro pilar importante no processo de aprendizagem, além da maneira como as informações são transmitidas, é a fixação desse conhecimento. O estudo da memória ainda é difícil já que os processos de memorização estão totalmente ligados a outros processos cognitivos (MORÃO JUNIOR; FARIA, 2015). Devido a essa ligação, a atenção, a motivação e estado emocional são essenciais para uma boa fixação de memórias. Logo, o lúdico pode ser uma ferramenta importante no processo. O processo de consolidação das informações é indispensável no decorrer da aprendizagem e a repetição da informação recebida é um meio de atuar mediante a esse processo. As avaliações por tema são um método de ensino continuo onde a repetição das informações, visto que os alunos têm que rever os temas, estão diretamente relacionadas ao processo de consolidação.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Rodrigues, M. S., & Souza, J. de. (2021). O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 3(1), 089–091. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/626

Edição

Seção

Artigos