ESTUDO SOBRE A CONDUTA DO PROFISSIONAL DA ÁREA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE CÓDIGO DE ÉTICA PARA O TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA

Autores

  • Fernando de Almeida Santos Fatec Osasco
  • Valmir de Santana Santos Junior Fatec Osasco
  • Jhonton Silva Soares de Menezes Fatec Osasco

Palavras-chave:

tecnólogo, gestão financeira, ética, conduta

Resumo

O desenvolvimento da educação superior tecnológica tem origem na reforma universitária de 1968, que criou os cursos superiores de tecnologia. Tais cursos superiores tiveram um crescimento com a nova Lei de Diretrizes e bases, sancionada em 1996, buscando atender demandas do mercado de trabalho. 

Tal realidade proporcionou cursos diferenciados no Brasil, porém, alguns aspectos da profissão ainda não possuem regulação. 

Na conjuntura atual, em que se busca melhorar a transparência no setor público e privado, com regras internacionais de transparência e sustentabilidade, a profissão necessita de uma maior regulação e propostas  políticas que assegurem de forma mais clara o perfil e o papel destes profissionais na sociedade e nos meios produtivos. Refletindo sobre estes aspectos e considerando a grande relevância do profissional de tecnologia em gestão financeira para contribuir com o desenvolvimento social, foi desenvolvido este projeto que busca refletir sobre quais as posturas e políticas éticas necessárias aos tecnólogos em gestão financeira. 

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Santos, F. de A., Santos Junior, V. de S., & Menezes, J. S. S. de. (2021). ESTUDO SOBRE A CONDUTA DO PROFISSIONAL DA ÁREA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE CÓDIGO DE ÉTICA PARA O TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 3(1), 064–067. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/620

Edição

Seção

Artigos