DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE RELATIVO DE DISPERSÃO FOTOELÁSTICO MÉDIO POR MEIO DE FOTOELASTICIDADE

Autores

  • Sidney Leal da Silva Fatec Itaquera
  • Karen Ayumi Ueta Utiyama Fatec Itaquera

Palavras-chave:

Materiais fotoelásticos, Fotoelasticidade, Birrefringência, Teoria de erros

Resumo

Fotoelasticidade é um ramo da óptica que estuda a distribuição de tensões e deformações em materiais fotoelásticos com o auxílio da luz polarizada. Materiais fotoelásticos têm a propriedade da birrefringência temporária e, principalmente, devido à sua transparência e elasticidade, são amplamente utilizados na indústria para determinação indireta das propriedades dos materiais, como ferro, aço, concreto etc. Tais características destes materiais são explicitados em trabalhos de Parthasarathi et. al. (2018) e Toro et. al. (2017). 

Torna-se fundamental a procura de novos métodos para o tratamento de dados obtidos pelas diversas técnicas ópticas que já existem e estão sendo aperfeiçoadas, mas também, para os dados de novas técnicas que surgem, tanto no universo científico quanto tecnológico, exigindo maior rigor e rapidez na análise para obtenção de resultados mais precisos. Nessa direção, um sistema computacional capaz de efetuar o tratamento de uma grande quantidade de dados de forma rápida e eficiente, contribuirá para o avanço dos estudos dos materiais fotoelásticos.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Silva, S. L. da, & Utiyama, K. A. U. (2021). DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE RELATIVO DE DISPERSÃO FOTOELÁSTICO MÉDIO POR MEIO DE FOTOELASTICIDADE . Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 3(1), 048–051. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/616

Edição

Seção

Artigos