ESTUDO DA VARIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NAS PROPRIEDADES CORROSIVAS EM LIGAS FEMNSICRNI(CO-TI) COM EFEITO DE MEMÓRIA DE FORMA

Autores

  • Heide Heloise Bernardi Fatec
  • Rita de Cássia Mendonça Sales Contini Fatec
  • João Pedro de Oliveira Paz Fatec

Palavras-chave:

Efeito de Memória de Forma

Resumo

De acordo com Otubo (1996) o Efeito de Memória de Forma (EMF) é a capacidade de certos materiais voltarem ao estado ou à forma original com o aquecimento em temperaturas acima de Af (temperatura de fim da transformação da martensita em austenita) após serem deformados no estado martensítico.

A recuperação de forma apresentada por esses materiais possibilita uma série de aplicações tecnológicas. As primeiras aplicações de ligas com EMF começaram na década de 70. Uma das mais notáveis dessas aplicações foi o acoplamento de tubulação hidráulica usado no F-14 (HARTL, 2007). Desde então diversas aplicações para as ligas com EMF vem sendo desenvolvidas e aplicadas em diversos campos desde a aeronáutica até a biomedicina. 

Downloads

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Bernardi, H. H., Contini, R. de C. M. S., & Paz, J. P. de O. (2020). ESTUDO DA VARIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NAS PROPRIEDADES CORROSIVAS EM LIGAS FEMNSICRNI(CO-TI) COM EFEITO DE MEMÓRIA DE FORMA . Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 2(1), 1–4. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/557

Edição

Seção

Artigos