ESCOLHA PROFISSIONAL E PROJETO DE VIDA: ESTUDO EXPLÓRATORIO COM ALUNOS DA ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN – TAUBATÉ

Autores

  • Julia Monteiro Guedes Ferreira
  • Adriana Leonidas de Oliveira Fatec Taubaté

Resumo

De acordo com a legislação brasileira, o período da adolescência é entre 12 e 18 anos (BRASIL,1990). Essa é uma fase crucial para o amadurecimento, em que indivíduos estabelecem metas para o futuro. Damon (2009) destaca sua importância como período de autoanálise e investigação, propício para a construção de projetos de vida, que é a intenção estável de alcançar algo significativo para si e para o mundo, refletindo tanto aspectos individuais quanto coletivos. A escola desempenha papel essencial na formação desses projetos, orientando escolhas saudáveis, éticas e profissionais. Leão, Dayrell e Reis (2011) ressaltam o desafio das escolas de serem uma referência para que possam ter acesso a reflexões, informações, habilidades e competências, que são dimensões importantes para suas escolhas profissionais e construção dos seus projetos de vida.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Ferreira, J. M. G., & Oliveira, A. L. de. (2023). ESCOLHA PROFISSIONAL E PROJETO DE VIDA: ESTUDO EXPLÓRATORIO COM ALUNOS DA ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN – TAUBATÉ. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 058–059. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/354

Edição

Seção

Artigos